A dimensão de um pai.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Quando falamos em dimensão podemos afirmar que existem dois sentidos, um é o que se mede a extensão para avaliá-la, ou pode ser o tamanho de um trabalho  desenvolvido durante toda uma existência ou um volume  de uma coisa qualquer. No sentido espiritual é a passagem de um plano inferior a um plano mais sublime, mais elevado. Desde os primórdios da criação, o homem deseja desvendar estes mistérios, o seu futuro e para essa consecução vem se valendo de alguns conhecimentos que se perderam com as antigas civilizações e muitas vezes, vasculha calhamaços de papéis corroídos pelas traças e amarelados pelo tempo, escritos hieróglifos ou outras coisas que lhe pareça útil para conseguir saber os acontecimentos futuros. Nada em nosso mundo é imutável, nada é fixo, parado, nem no futuro.   Acreditando nas pessoas e tendo fé podemos alterar muitas coisas, que seriam bem diferentes se não agíssemos dentro de alguma conduta doutrinária, com amor, tolerância e humildade.  Pedras e espinhos, sempre haverá em nosso caminho que, por insensatez e desobediência, muitas vezes nos mesmos as  colocamos.

Ao escrever este preâmbulo lembrei-me de meu pai que já deixou este planeta há quase sessenta anos, por sinal, nem me lembro de sua fisionomia. Tinha apenas cinco anos de idade. Então, neste domingo, em que se comemora “Dia dos Pais”, resolvi escrever estas singelas linhas tiradas de pequenas lembranças que ainda vagam pela região recôndita de meu cérebro. Lembro-me dele como pequeno produtor rural que trabalhava a terra para tirar dele o pão de cada dia com dignidade e garanti-lo na mesa composta de mãe e nove filhos. Como me fazia bem vê-lo trabalhando a terra, as plantações verdes e um clima favorável prometendo boas colheitas. Como me fazia bem ver o dourado dos milharais que na época da colheita traziam bons resultados na abundância das sementes. Como me fazia bem ver aqueles biscoitos assando no forno de barro pela minha mãe. Ah!... Como me fazia bem!...  Neste ambiente nasci e ele fez de mim um menino sonhador, mas, infelizmente, com apenas cinco anos de idade, com a morte de meu pai tive, juntamente com meus irmãos, deixar Morrinhos e mudar para Goiânia.

E foi numa noite chuvosa que tudo aconteceu. Um raio corta o céu escuro e cai sobre a fiação elétrica  de alta-tensão. O fio cai sobre a cerca e o fogo se esparrama e queima tudo o que via pela frente. Os  matos  verdes e capins não resistiam e quedavam-se diante das labaredas elétricas. Era hora de levantar. Meu pai e os irmãos mais velhos, nem tomaram o café matinal, ritual sagrado de todas as manhãs e se dirigiram ao local. Imbuído da ingenuidade de caboclo que lhe era peculiar deu apenas um passo a mais rumo à cerca de arame. Foi um golpe só. A força da eletricidade puxou-lhe e ele voou inocente rumo à morte. Foram horas de desespero até que o gerador instalado a quilômetros dali fosse desligado, mas, era tarde demais. O corpo de João Vieira de Souza jazia diminuto sobre o chão quente e coberto de   cinzas.

Ao recordar daquele dia, que não sai da região recôndita de meu cérebro, procuro dimensionar o que ele fez com muita dignidade e trabalho e hoje dedicar-lhe as raízes firmes que me fizeram ser o que sou e que ainda hoje me ajudaram a cativar o que devo ser, e entender, que ele está em outra dimensão com o mesmo jeitão caboclo, venturoso e feliz em ver que deixou nesta terra filhos que ele sente orgulho e os protege de lá. Ele e nosso Pai Celestial tudo sabe e tudo vê. Hoje vivemos de ações transcendentais, de ações que cometemos no passado, buscando corrigi-las. E é hoje que estamos construindo o nosso    amanha, pois se nosso futuro fosse imutável, então teríamos total despreocupação com nossas ações no presente, já que não teríamos como agir em benefício de modificações que não poderiam acontecer. Pai, obrigado pelo legado de amor, honradez, trabalho e honestidade que você deixou!

VANDERLAN  DOMINGOS DE SOUZA é advogado, escritor, ambientalista. Presidente da ONG Visão Ambiental e diretor da UBE - União Brasileira dos Escritores. Escreve todas as quartas-feiras. Email: vdelon@hotmail.com e vanderlan.48@gmail.com

3 comentários:

  1. Lindo texto! Parabéns também pelo dia dos pais. Abraços fraternais.

    ResponderExcluir
  2. Lindo Texto! A dimensão de um pai é o encontro do acolhimento de toda segurança sustentável que os filhos podem lhe retribuir. São todos os começos, meio e a saudade sem fim...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo maravilhoso pai que vc é para nossos filhos e até para mim em certas horas quando preciso de um aconselhamento ou mesmo de cuidados.Vc perdeu seu pai quando ainda era bem pequeno mas o que não lhe faltou foi a dignidade de um homem.

    ResponderExcluir

 
Vanderlan Domingos © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions