A natureza do homem, a droga das dragas, e o mau cheiro.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Desde os tempos idos o homem sempre se apoiou na natureza para obter recursos e desenvolver-se. Extraia todo tipo de suprimentos e até matérias primas para construir instrumentos que vinha à sua mente. Tudo a sua volta foi e é criado à base uso de recursos naturais. Qualquer apetrecho usado era e é extraído da natureza, como o ferro, plástico, madeira, vidro, cimento e infinitos elementos da terra que servem o ser humano capacitando suas criações. O homem e a natureza são como reflexos no espelho: tornam-se um só. Destruindo-a, chegamos 

A gente vê queimadas e desmatamentos diariamente nas telas de TV e notícias de jornais. Há de se questionar cada atitude do homem, até mesma a nossa diante de tal acontecimento. O que fazemos pelo meio ambiente? Como buscamos preservá-lo? Será que estamos também contribuindo para sua destruição, afinal estamos diante da TV, inerte sobre um macio sofá e sequer percebemos que é mais fácil criticar do que preservar o meio ambiente. Pensamos que só as queimadas e o corte desordenado de árvores destroem a natureza, pensamos que só as dragas que extraem minérios, os lixos e efluentes líquidos de fábricas jogados nos rios poluem. Não, é importante que a preservação comece por onde estamos porque somos um todo e não parte isolada. Criticamos o governo, mas realizamos pouco em prol do meio ambiente. De qualquer forma vale à pena, pois tenho a certeza de que meus artigos em defesa da vida um dia produzirão frutos, como produziu e vem produzindo as ações de abnegados ambientalistas filiados às ONGs espalhados por todo Estado de Goiás.

As dragas produzem impactos ambientais muitas vezes indecifráveis. A areia é um bem natural de importância indiscutível, utilizada como matéria prima na construção civil e secundariamente em moldes de fundição, fonte sílica, indústria de vidros, dentre outros setores industriais, mas, ainda a aquelas que sugam os leitos dos rios para extrair outros minérios, como o ouro. A exploração sem o manejo adequado provoca uma devastação em cujas áreas superficiais são desmatadas com remoção e consideráveis perdas de solos ribeirinhos que sustentam a vegetação, provocando, após o esgotamento da jazida a instabilidade de áreas adjacentes, ocasionando alteração da drenagem natural com o assoreamento do rio e desvios dos cursos d`água, como vêm acontecendo com o Rio Araguaia e tantos outros, muitas vezes ainda não localizadas pela fiscalização ambiental.

E as indústrias altamente poluidoras que jogam produtos químicos e detritos nos leitos dos rios que provocam um mau cheiro insuportável, como vem acontecendo com o Rio Meia Ponte. Será que isso faz parte da natureza humana? Respondo: faz sim. E quanto àqueles que administram grandes indústrias podermos dizer que eles manobram sempre em busca do poder econômico. Não tem relação como o seu próprio EU e este EU não tem causa... a não ser a deles: o dinheiro. Crescer cada vez mais é o lema e o enriquecimento não importa de que forma virá. A natureza ao temido “aquecimento    global” que mostra ao homem que há uma reação para toda ação praticada por ele sobre a terra. O troco que recebemos em face dessa insensatez são as variações de clima, os terremotos, os tsunamis e até o derretimento das geleiras que são apenas pequenas amostras daquilo que estamos destruindo.
ao seu redor que se vire! Essa natureza    humana entrelaça o animal que se autodenomina “homem” de forma solidária através da luta – guerra e paz – em busca do prazer otimizado, mas sem freio e do desprazer minimizado, deixando bem claro, que só uma ação enérgica do Poder Público, através de uma interdição, poderá colocá-lo nos eixos.

VANDERLAN DOMINGOS DE SOUZA é advogado, escritor, ambientalista. Presidente da ONG Visão Ambiental e diretor da UBE - União Brasileira dos Escritores. Escreve todas as quartas-feiras.    Email:  vdelon@hotmail.com e vanderlan.48@gmail.com.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Vanderlan Domingos © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions