Um homem chamado Indio.

sábado, 3 de setembro de 2011

Na selva de pedra, pessoas e veículos se misturam nas ruas e quando elas     voltam os olhos para os lados, não vê nenhum sinal de pássaros, frutos silvestres e árvores para amenizar do calor emitido pelos raios solares que caem sobre o rosto já carcomido pelas intempéries do tempo. Só muros e gradis. Mas naquele galpão, diante de um amontoado de pessoas carentes que esperavam receber o ticket de leite, o jovem Nilson Candido Teixeira imaginava ter às mãos um tacape, um arco preso às costas e nele flechas pontiagudas para intimidar uma a uma, mas, para sua surpresa, no meio delas, apareceu uma bela cara pálida que o deixou extasiado. O coração abrandou-se e ficou feliz por aquele momento, pois viu abreviado um desejo que só Deus saberia qual o fim. Estupefato diante de tanta beleza, Nilson baixou seu arco imaginário, prosternou-se naquele salão e sentiu o coração disparar e ser perfurado pela flecha do destino que passou tão veloz quanto o vento, para no final, ainda meio atônito, ser amparado pelos braços ternos de Lucrécia.
Este jovem humilde, líder comunitário, ambientalista por natureza, porque em suas veias corre sangue indígena; brasileiro que tem fé no amanhã, que acredita nas pessoas e que, muitas vezes, no afã de protegê-las, é obrigado a agarrar-se num cipó imaginário, sem arco e flecha, voar com o auxílio do vento e célere, passar rente à selva de pedra que o rodeia e mais adiante, descer sereno sobre casas humildes de periferia com o desiderato de levar esperanças àquele povo sofrido. Momentos como este não se repetem facilmente nesta paisagem urbana bucólica e só mesmo usando o mundo da imaginação para conseguir o seu intento. Mas, ele, um destemido preservador da natureza, mesmo de cabelos grisalhos, ainda consegue mostrar ao homem branco o quão é importante zelar pelo planeta terra. Hoje, sem pés descalços, ainda sobe em árvores e colhe seus frutos ou simplesmente brinca com um pequeno mico num bosque qualquer da cidade.  Nos longínquos rincões, toma banho em cachoeira e explora trilhas desconhecidas e que só ele grande guerreiro consegue enxergar. Ao ver tudo que o ele realiza, às vezes, penso que a selva de pedra engoliu o que nós tínhamos de melhor: a nossa essência.

O que me apraz a escrever sobre ele é que já vivenciei e vivencio uma experiência como defensor da  natureza: Nela nunca me sinto só, mas numa cidade sinto-me como estivesse no deserto. Porque é assim que eu sinto a diferença entre o viver numa cidade ou embrenhado na natureza e o que assistimos numa cidade, é a intoxicação social e a perda de valores humanos. O que adianta viver rodeado de pessoas, se elas não utilizam a comunicação, para simplesmente dizer bom dia, boa tarde e boa noite. Hoje a nossa vivência é “robótica”. Fora da selva de Pedra percebemos uma magia de sons, cores, que provoca a quem  assiste, uma mística de pureza misturada com alegria e felicidade. Para aqueles que nunca tiveram como experiência esta “gratuita emoção”, certamente não irão saber distinguir o sentido da vida com a sua   própria realidade. Quando vislumbramos a natureza no topo de uma montanha, respiramos ar puro, ficamos maravilhados com a deslumbrante vista, os caudalosos rios, vales, planície, florestas e um enorme conjunto de tipos variados de árvores e plantas que se esparramam pelo cerrado.
A medalha de honra ao mérito é o reconhecimento a uma luta incessante, a uma tenacidade, a um trabalho desenvolvido em prol da comunidade carente, ou para alguém que luta contra os desmandos e a insensatez humana em destruir a natureza. Mas, Nilson Candido Teixeira teve seu dia especial. Vestindo a caráter como exige o figurino de solenidade, pegou novamente o seu cipó imaginário, voou e desceu na cidade de Goiás para receber a Medalha de Mérito Anhanguera pelos relevantes serviços prestados ao Governo de Goiás. Esta pessoa agraciada e merecedora todos chamam de Índio.
            
VANDERLAN DOMINGOS DE SOUZA é advogado, escritor, ambientalista. Presidente da ONG Visão Ambiental e diretor da UBE - União Brasileira dos Escritores. Escreve as quartas-feiras. Email: vdelon@hotmail.com e vanderlan.48@gmail.com.             

0 comentários:

Postar um comentário

 
Vanderlan Domingos © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions