Inverno com resquícios de outono.

segunda-feira, 4 de julho de 2016


Semana finda em Goiânia, parecia que o termômetro estava aquecido pelo sol e a moça que noticiava sobre previsão do tempo na TV passava o seu dedo indicador sobre o mapa do Brasil tentando convencer-nos e parecia feliz com isso. Ela dizia que o inverno já tinha chegado, mas, na realidade, eu nem prestava atenção no mapa, pois os meus olhos estavam voltados à esbelta figura de Maju. E que bela morena! Brincadeirinha à parte é bom dizer que o quase-frio frio chegou e como ele a secura do tempo, e olha que já se passaram mais de dez dias. Pouco frio, mas capaz de rachar os lábios e deixar a pele seca, todavia, não deixa de ser um tempinho bom pra gente, principalmente à noite, quando resolvemos tirar do guarda-roupa aquela vestimenta mais quente, e de manhã, saborear café com leite bem quentinho acompanhado de um pão francês amanteigado, capazes de deixar aquele cheirinho delicioso passear pelo apartamento inteiro, misturando-se com o cheiro de pão de queijo assado no forno elétrico, que em outras épocas a gente não tinha oportunidade de degustar, assim como, também, do chá de erva cidreira com noz moscada e canela, fumegantes.

Inverno, não está tão frio por estas plagas, no entanto, seus dias são de se aconchegar com os nossos entes mais queridos, com a família, com os amigos, tanto na casa da gente como na casa dos outros. É muito bom estarmos juntos, é muito bom reunirmos, é muito a aproximação e o aconchego.

O frio antecede a sua estação, pois em alguns lugares começa já findando o outono, mas já podemos encontrar um peixe fresquinho no marcado. E a carne assada acompanhada de um bom vinho, então! E a feijoada que dá água na boca! São próprios para o tempo frio. O inverno, frio ou não, sem esses ingredientes não é inverno e o fato de ter esfriado um pouquinho em nossa cidade aumenta a presença dessas vedetes em nossas mesas.

Até uma sopa bem quentinha nesse tempo faz bem. Vinho, chocolate quente, lareiras em chamas ou viajar para o Nordeste também, são modos de fugir do frio, mas não é interessante tentar escapar dele, pois como vai usar aquela blusa ou blazer que te deixa mais elegante durante o inverno. Até pra fazer amor fica mais gostoso, pois o edredom também está no guarda roupa à espera do tempo frio. No entanto, como é bom ter dinheiro pra curtir qualquer estação no nordeste, lá é sempre quente, mas infelizmente, ainda não tenho o suficiente para me custear lá por um bom tempo. Mas falando a verdade ou agora, de solidariedade, é que muito mais gente sofre com o frio, ao invés de aproveitar dele. O inverno é implacável para os que não têm nada. É hora de solidariedade. De fazer aquela limpa no seu armário e resgatar aquelas roupas quentes e cobertores que podem ajudar muita gente. Debaixo de um cobertor tudo pode melhorar. Para os mais abastados nada falta como as mantas, cobertores, casacos, meias e, quem sabe, luvas, cachecóis, botas, todos a postos. O inverno está aí, mas não aqui. Neste momento que escrevo não está frio, muito pelo contrário. Olhando os arvoredos aqui da sacada do prédio dá pra sentir que ainda existem resquícios de outono, então, nem pensar em hibernar neste quase-inverno. Pensando bem, o jeito é tomar um sorvete e apreciar o pôr do sol que desce manso sombreando os edifícios.


1 comentários:

  1. Pois é, meu caro... em nossa sociedade individualista, nem reparamos nas necessidades dos menos afortunados e muitas vezes o frio da indiferença é maior que o próprio tempo invernal...

    ResponderExcluir

 
Vanderlan Domingos © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions