No "Café da Manhã" de Ulisses Aesse.

quarta-feira, 19 de abril de 2017


Ulisses segundo o poeta Gabriel Nascente é um “cavaleiro da guerra da mais velha utopia: a poesia”. “Na matéria, alguns poemas do seu livro de estréia: “Jardim das Éguas” deixa-se prender aos seus afazeres para contemplar em segurança o que está para além do homem”. Para mim o jornalista Ulisses que traz em seu bojo o símbolo da inteligência goiana e sabe que é mediante o exercício da criatividade que pode se formar, aperfeiçoar e intensificar nossa crença na humanidade. Ele além de editor de reportagens do jornal “Diário da Manhã” é músico, jornalista, poeta, artista plástico, colecionador de antiguidades, um roqueiro apaixonado por motos e por “belas” gravatas. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG), também é comentarista do programa “Canal Aberto”, da ’PUC TV’ e participa ainda como debatedor do programa ’Jornal Sucesso’, na rádio que leva o mesmo nome. Foi fundador do programa Rockaos, apresentado na antiga Rádio K do Brasil. É fundador da ONG ’caminhosway’ e já foi diretor da União Brasileira dos Escritores, seção Goiás, e da Associação dos Escritores Profissionais de Goiás. É Membro da Academia Goianiense de Letras, possui três livros publicados. Ulisses já atuou como membro do Comitê Pablo Neruda de Solidariedade ao Povo Chileno, cujo museu construído à beira do mar banhado pelo Oceano Pacífico, local que eu tive o prazer de conhecer em outubro de 2015.

Experimentar o seu “café da manhã” adoçado com sapiência é e sempre será uma forma de saborearmos notícias atuais e interessantes e nele dizer o que somos e podemos ser. Na sua página diária ancoramo-nos na segurança noticiosa que de tão precisa e que a gente menos o espera, lá está ele falando sobre nós e nosso trabalho literário. Imbuído de uma amabilidade própria ele é capaz de alçar voos distantes, enquanto no seu papel de jornalista e quiçá, de poeta da vida, também é capaz de nos encorajar e nos ensinar o como trilhar dentro da sociedade em que vivemos. Hoje já não basta aos pensadores como ele e outros que se encaixam na espontaneidade e na harmonia de uma geração de jornalistas que há tempos vêm dando novos rumos ao mundo, às vezes fazendo a função de investigadores, todavia, é através de suas escritas que sabemos de onde vêm seus eloqüentes textos e de como eles são compreendidos pelos seus leitores. Inaugura-se assim com sua maneira de ser a valorização do ser humano e a busca da verdade por si mesma, assim como, o início de uma perigosa ruptura entre conhecimento e ação. Em suma, trata-se da constatação de que, tomando-se certos cuidados, pessoas como Ulisses Aesse podem conduzir nossa vida pelo mundo da leitura a realizar grandes feitos de tal forma que isso não incorra no ciúme de amigos, dos deuses gregos e ou mesmo do seu xará Ulisses um dos mais ardilosos guerreiros de toda a epopéia grega.

Responsável pela coluna “Café da Manhã, do Diário da Manhã, Ulisses pra mim, além de amigo é um mito, pois ele destaca e valora a nossa gente de um modo geral com muita sobriedade impondo a necessidade de contenção do impulso humano que às vezes ultrapassam certos limites, mas nunca deixando de lado a integridade do ser humano e sua lídima participação na sociedade, o qual, muitas vezes se arrisca à ruína, numa narrativa onde se ressalta o seu desejo de voar mesmo sem usar as asas de sua imaginação, entregando à fruição do seu trabalho diário, o qual, na realidade, descreve com esmero sobre certa falta de um autocontrole social. Diferente do personagem de Ilíada e da Odisséia, de Homero, nosso Ulisses, também é um guerreiro, um herói das letras, e sabiamente, toma as devidas precauções para que seu impulso em relação ao ser humano seja experimentado de forma correta, não comprometendo a sua segurança e deixando intacto o impulso em si mesmo ou de permanecer o impulso de voar em busca de um improvável saber. Todavia, se os homens não podem contemplar diretamente deuses, demônios ou forças titânicas isso não se deve a uma radical heterogeneidade e incompatibilidade entre dois mundos, mas ao caráter limitado do poder do homem, que não pode expor-se diretamente ao excessivo poder dos deuses e de outros seres sem ser prontamente fulminado, exceto se o divino é abordado indiretamente, mediante suas metamorfoses, objetos cultuais ou estátuas antigas.

Aquilo que pode ter mais do que um sentido ou significado, a nosso ver fundamental, nós articulistas e cronistas, temos como tendência civilizacional de levar pendularmente o nosso pensamento a interpretar o que ocorre no mundo, seja real ou aparente, necessária ou casual, como efeito ora da execução de um plano cósmico idealizado ou executado por um poder inteligente determinador ora como realização espontânea das múltiplas possibilidades de um irracional indeterminado. A vida em comento é do jornalista Ulisses, o qual já bisbilhotou obras antigas e contemporâneas, conhecendo a verdade, e qualquer pessoa que já tenha se deixado arrebatar pela beleza ou pelo medo sabe que a experiência de amarrar-se a qualquer estilo literário muda bastante a natureza da própria contemplação. E ainda que não tivesse conhecido essa realidade ele poderia nos falar sobre tudo e que, no fundo, talvez, ninguém queira realmente conhecer. O que Ulisses Aesse parece nos querer ensinar no dia a dia é tão somente que devemos inventar o nosso próprio jeito de escrever, de forma precisa, compreensível e que possamos encantar e atrair os leitores do Diário da Manhã. A sua coluna tornou porta voz de pessoas, algumas não muito conhecidas, assim como eu, mas notícias minhas estampadas naquela página me levaram aos confins do mundo, fazendo-me pressentir que lá na distante quimera reside uma esperança, um sonho, talvez possível de alcançar, uma fonte inesgotável de todo ser, pensamento, beleza e poder.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Vanderlan Domingos © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions