Será que a falta de visão pode aprisionar nossa mente?

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Sou do signo de Aquário e até concordo da forma de como os astrólogos o define. Dizem esses estudiosos que ele é um signo progressista, de vanguarda, pois é regido por Urano, planeta das mudanças súbitas, da inovação de pensamento. Dizem mais que o signo de aquário representa o futuro, as reformas sociais e tudo o que é alternativo. Aquarianos além de enxergar o infinito, vivem cem anos na frente, não se deixam aprisionar e valorizam a liberdade, a independência, a amizade e a fraternidade. São imprevisíveis, idealistas e criativos. Então, se é assim definido e fazendo parte daquelas pessoas que não têm a mente aprisionada por falta de visão, pareço que encaixo nas entrelinhas deste preâmbulo.

A alegria que carrego comigo é fruto de uma vida cheia de oração, de comunhão com Deus, de treinamento e conquista pessoal e profissional. Entendo, no entanto, para se chegar a isso é uma virtude que precisei conquistar e exercitar, aprender, até que se firmasse como uma parte de minha personalidade. Todavia, entendo também que não importa qual signo, o que interessa é que todos possam se unir e semear somente ideias positivas, colher os frutos da sabedoria e da alegria de viver aqui na Terra.

Eu, você e as pessoas que nos cercam somos seres humanos, um ente social que precisa viver em sociedade, não importando qual tipo seja, pois cada uma apresenta culturas próprias, tradições, crenças, valores os quais são moldados pelo modo de pensar dominante que vai sendo incorporado em cada novo integrante da mesma. O indivíduo desde os tempos remotos são treinados para a autodefesa, a preservação desses valores e crenças, não obstante faltar em muitos os preceitos de honestidade, dignidade, amor e respeito. O que observamos ultimamente é que a humanidade está doente e coisas horripilantes vêm acontecendo diariamente, uma matança sem dó ou piedade mostrada peça TV, deixando-nos incrédulos e sem entender o porquê de tudo isso. Está faltando respeito ao semelhante e nem sabemos de onde vem o ódio; está faltando respeito, inclusive, aos integrantes mais frágeis da sociedade, como também aos animais e à natureza. E por falta dessa visão é que se nota que a mente humana não está sã, de alguma forma aprisionada, e é através dessa descoberta, por mais experientes que formos e se não haver justiça social nós jamais seremos capazes de curarmos dessa cegueira.

O grande perigo que nos cerca cotidianamente quando sentimos essa falta de visão é quando cai sobre nós uma sombra coletiva, a qual aprisiona nossa mente e se transforma numa sombra individual que pode ser incorporada ao nosso modo de pensar e que a gente aceita como verdade devido à ignorância e a falta de reflexão de cada, e assim, passamos a agir segundo sua orientação, e em razão disso, passaremos a sofrer todas as conseqüências decorrentes dela. Porém, entendo ser impossível abrir os olhos de quem quer continuar na escuridão da cegueira, limitando-se ver o mundo em sua volta a qual, na realidade, podemos dizer que a cegueira maior é quando não enxergamos sequer a beleza do mundo que existe dentro de nós.

Eu como tantos outros indivíduos sempre procuramos mudar a nossa rotina, mas, quanto aos nossos valores, muitos de tão arraigados, nem se cogita em refletir sobre eles, se estão corretos ou equivocados. A sociedade em que vivemos às vezes traz novos conceitos, novas ideias pra ela, e para isso, urge impor uma nova moral, novos modos de como agir e até criação de legislação específica. Quando não se sabe as implicações que o novo pode causar na vida, melhor é agirmos com prudência; não deixando que nada se aprisione a nossa mente e nem deixemos que nos force comprar “alguma coisa” sem antes analisá-la. O indivíduo deve sempre usar a inteligência e o discernimento para avaliar o que há por trás das ideias que surgem a cada instante no seu convívio. 

Habitamos na Terra e isso é fato, mas jamais podemos desconhecer que é uma dádiva divina, por isso e crendo, jamais deixemos que a falta de visão aprisione nossa mente, pois é a grande oportunidade que temos de iniciar a reparação de erros ocorridos no passado. Precisamos, com toda nossa força, com toda nossa vontade, com todo nosso empenho, aproveitar a oportunidade de estar habitando este planeta que logo pode nos dar a condição de termos um ambiente onde a tendência ao bem seja a tônica.

Por fim, reafirmo que a falta de visão realmente aprisiona nossa mente, então, devemos conscientizar-nos que ser fraternos e estender a mão ao mais humilde são simplesmente uma questão de escolha, e de alguma forma, está libertando sua mente que, talvez, se achava prisioneira. Essa cegueira mental está relacionada ao egoísmo, à ambição, ao ódio talvez criado sem motivo algum, à falta de generosidade e os interesses pessoais, que são muito mais importantes que os interesses de um grupo. Graças a Deus nós temos a dádiva de Tê-lo com a gente todos os dias, nos direcionando em busca do bem e para que possamos escolher o caminho da fraternidade e, com isso, merecermos ser habitantes da Terra em sua nova e breve etapa, e caso não consigamos esse intento nesta existência é porque estamos com a mente aprisionada, resignada, todavia, aquele que crê na existência de um Pai Celestial e não tem visão aprisionada, sempre existirá esperança.





0 comentários:

Postar um comentário

 
Vanderlan Domingos © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions