Sejam
crônicas, contos ou poesias elas sempre estiveram presentes em minha vida. Para
muitos a poesia vai se perdendo com o passar dos anos, no entanto, a crônica
ainda resiste. Minha intenção, com este projeto, é permitir que o aluno, se
apaixone pela leitura, através de atividades que permitam uma compreensão maior
da linguagem poética e lhe dê condições para que ensaie seus próprios passos em
poesia. O Projeto “Poesia na Escola” onde trabalharei com o meu recente livro
“Rastros de Mim”, escrito de forma bem simples e compreensível, mas chamativo,
trabalhará a fala, a leitura e a escrita por meio de poemas e atividades de
pesquisas, análises, interpretações, exposição de ideias, composições,
reescrita e reestruturação, onde o aluno poderá expor suas emoções através dos
recursos tão expressivos da linguagem poética. Por serem as faixas etárias
superiores de 12 anos, mesmo sendo curiosas e inteligentes essas crianças têm
mais dificuldades de adaptação, então é necessário todo um trabalho, que a leve
a perceber o real significado de estar na escola, gostar do ensino, dos
professores e colegas, principalmente nos aspectos de: fazer novas amizades
(socialização) e descobrir os diferentes espaços que a escola lhe pode
oferecer, vivenciando neles brincadeiras e construção de conhecimentos.
O objetivo primordial do projeto é a aproximação
com a linguagem poética, no sentido de familiarizar o aluno com a poesia, para
que tenham prazer em ler e ouvir poemas e, sobretudo, para que se sinta
motivado a expor suas emoções, dar liberdade de criar, brincar com as palavras,
fluir sua imaginação. Por outro lado, especificamente, despertar o prazer pela
leitura, não só de poemas, como também de crônicas e contos; despertar o
interesse pela literatura de modo geral, apreender a recitar poesia explorando
os recursos existentes; reconhecer os poemas em suas diversas formas; despertar
a criança pelo gosto da leitura; tornar o processo de socialização mais rápido;
despertar o interesse da criança pela literatura tendo como alvo a poesia no
seu dia-a-dia na escola, facilitando o seu desenvolvimento em todos os
aspectos: físico, emocional e intelectual, além de sua socialização com seus
colegas, professores e meio familiar;
Dentro da
metodologia a ser aplicada haverá a necessidade de levantamento dos
conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema proposto; leitura de poesias e
poemas e verificar as quais mais lhes agradaram; produção escrita, coletiva, e
individual de poesias observando a estrutura textual; apresentação de vídeos
instrutivos extraídos da internet para ser apresentados na sala de aula. Daí
nasce às atividades, a interação entre alunos, quais sejam: Contar histórias,
destacando a importância da escola; conversar sobre ela, estabelecendo
comparações entre os alunos e a poesia; fazer a apresentação (cada criança fala
seu nome, inclusive a professora) observando se há nomes iguais; criar uma
brincadeira para ajudar as crianças a identificarem os amigos, principalmente
os novos; fazer uma adaptação da brincadeira com o livro “Rastros de Mim”;
conversarem sobre o porquê de estar na escola, à importância da escola e o
principal elemento da escola “a criança”. Por fim, estabelecer comparações do
livro onde o autor sonhou que foi engolido pelo dicionário e como tentou
atravessar as páginas para salvar uma personagem e ou mesmo escapulir de dentro
dele, assim como, saberem qual a razão do escritor escrever o livro
Acredito que ao final da apresentação desse projeto será possível
perceber que as crianças estarão mais atentas, participativas e curiosas para
ler mais livros. A turma ficará interessada, caprichosa e conseguirá realizar
todas as atividades propostas. Elas terão a concepção de reconhecer a maioria
dos conceitos trabalhados, ficarão mais comunicativas, e as arredias, que no
início se recusarem a participar das atividades podem ter a certeza que
demonstrarão, ao final, mais interesse e entusiasmo com a leitura diária e
consequentemente, virá o gosto pela leitura, sejam poesias, contos, ou
crônicas. Assim, nesse contexto, reafirmo que poesia será minha opção primeira
de trabalho em sala de aula, não descartando, porém, a apresentação de crônicas
que levem os alunos a viajarem no mundo da imaginação. Coube-me propiciar a
leitura e escrita do gênero poético até porque é um sonho antigo que se
realiza, no qual também acredito que será mediador do conhecimento no processo de autoaprendizagem.
>
Muito bom o texto! A literatura é sempre bem vinda! Sem ela o aprendizado seria quase impossível.
ResponderExcluir