Projeto: A poesia na Escola

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Sejam crônicas, contos ou poesias elas sempre estiveram presentes em minha vida. Para muitos a poesia vai se perdendo com o passar dos anos, no entanto, a crônica ainda resiste. Minha intenção, com este projeto, é permitir que o aluno, se apaixone pela leitura, através de atividades que permitam uma compreensão maior da linguagem poética e lhe dê condições para que ensaie seus próprios passos em poesia. O Projeto “Poesia na Escola” onde trabalharei com o meu recente livro “Rastros de Mim”, escrito de forma bem simples e compreensível, mas chamativo, trabalhará a fala, a leitura e a escrita por meio de poemas e atividades de pesquisas, análises, interpretações, exposição de ideias, composições, reescrita e reestruturação, onde o aluno poderá expor suas emoções através dos recursos tão expressivos da linguagem poética. Por serem as faixas etárias superiores de 12 anos, mesmo sendo curiosas e inteligentes essas crianças têm mais dificuldades de adaptação, então é necessário todo um trabalho, que a leve a perceber o real significado de estar na escola, gostar do ensino, dos professores e colegas, principalmente nos aspectos de: fazer novas amizades (socialização) e descobrir os diferentes espaços que a escola lhe pode oferecer, vivenciando neles brincadeiras e construção de conhecimentos.

O objetivo primordial do projeto é a aproximação com a linguagem poética, no sentido de familiarizar o aluno com a poesia, para que tenham prazer em ler e ouvir poemas e, sobretudo, para que se sinta motivado a expor suas emoções, dar liberdade de criar, brincar com as palavras, fluir sua imaginação. Por outro lado, especificamente, despertar o prazer pela leitura, não só de poemas, como também de crônicas e contos; despertar o interesse pela literatura de modo geral, apreender a recitar poesia explorando os recursos existentes; reconhecer os poemas em suas diversas formas; despertar a criança pelo gosto da leitura; tornar o processo de socialização mais rápido; despertar o interesse da criança pela literatura tendo como alvo a poesia no seu dia-a-dia na escola, facilitando o seu desenvolvimento em todos os aspectos: físico, emocional e intelectual, além de sua socialização com seus colegas, professores e meio familiar;

Dentro da metodologia a ser aplicada haverá a necessidade de levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema proposto; leitura de poesias e poemas e verificar as quais mais lhes agradaram; produção escrita, coletiva, e individual de poesias observando a estrutura textual; apresentação de vídeos instrutivos extraídos da internet para ser apresentados na sala de aula. Daí nasce às atividades, a interação entre alunos, quais sejam: Contar histórias, destacando a importância da escola; conversar sobre ela, estabelecendo comparações entre os alunos e a poesia; fazer a apresentação (cada criança fala seu nome, inclusive a professora) observando se há nomes iguais; criar uma brincadeira para ajudar as crianças a identificarem os amigos, principalmente os novos; fazer uma adaptação da brincadeira com o livro “Rastros de Mim”; conversarem sobre o porquê de estar na escola, à importância da escola e o principal elemento da escola “a criança”. Por fim, estabelecer comparações do livro onde o autor sonhou que foi engolido pelo dicionário e como tentou atravessar as páginas para salvar uma personagem e ou mesmo escapulir de dentro dele, assim como, saberem qual a razão do escritor escrever o livro

Acredito que ao final da apresentação desse projeto será possível perceber que as crianças estarão mais atentas, participativas e curiosas para ler mais livros. A turma ficará interessada, caprichosa e conseguirá realizar todas as atividades propostas. Elas terão a concepção de reconhecer a maioria dos conceitos trabalhados, ficarão mais comunicativas, e as arredias, que no início se recusarem a participar das atividades podem ter a certeza que demonstrarão, ao final, mais interesse e entusiasmo com a leitura diária e consequentemente, virá o gosto pela leitura, sejam poesias, contos, ou crônicas. Assim, nesse contexto, reafirmo que poesia será minha opção primeira de trabalho em sala de aula, não descartando, porém, a apresentação de crônicas que levem os alunos a viajarem no mundo da imaginação. Coube-me propiciar a leitura e escrita do gênero poético até porque é um sonho antigo que se realiza, no qual também acredito que será mediador do conhecimento no processo de autoaprendizagem.

>

1 comentários:

  1. Muito bom o texto! A literatura é sempre bem vinda! Sem ela o aprendizado seria quase impossível.

    ResponderExcluir

 
Vanderlan Domingos © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions