Holocausto ético e moral no Brasil

quinta-feira, 14 de junho de 2018


Durante um estudo acadêmico sobre ética, à luz da experiência do Holocausto nazista, vi que estas palavras se desenvolveram rápido na última década. Na minha própria perspectiva sobre ética à sombra do Holocausto vi que ela se moveu muito e na mesma direção de outros autores. Mas eu enfatizaria quatro áreas cruciais para a discussão, que são bem tocadas em alguns escritos. São a questão de como entendemos o papel de Deus na história humana depois do Holocausto e as implicações para senso de responsabilidade humana, a centralidade dos direitos humanos na auto-definição religiosa, a influência de estruturas no comportamento moral e no papel do ritual no formar da moralidade pública. Entretanto, no que concerne ao tema proposto, dentre todas as violências que enfrentamos a ética e a moral talvez sejam as frases mais perturbadoras no momento político brasileiro, porque não são silenciosas, estão a olhos vistos, causam espantos na sociedade e permitem durarem para sempre caso não haja uma interferência urgente da justiça brasileiro, porque se dependermos do Congresso Nacional o holocausto será ainda maior.

A falta de ética e moral, que neste texto denomino-as de corrupção ativa e passiva, são capazes de permitir que milhares brasileiros morram em hospitais e a cada dia vimos o direito do ser humano ser jogado no lixo. Trata-se de um holocausto praticado pelo próprio governo infestado de corruptos, com a conivência de parte do judiciário que nada faz para acabar com a famigerada imunidade parlamentar, que a invés de incriminá-los judicialmente e prendê-los, traz à tona o que está à margem da imagem de um holocausto, não dá voz a quem precisa e cala que tem o dever de informar, talvez eles os considerem inconvenientes à justiça que define quem pode ser ouvido ou não, quem pode ser punido ou não, quem pode ser solto ou não, mesmo eles trazendo na “bagagem” um mar de corrupção.

Neste sentido, as cenas que assistimos durante um julgamento de alguém, principalmente os do Poder, transmite uma poderosa insatisfação e a não necessária mensagem por meio dos debates jurídicos onde falam dos algozes da nação, com intensidade, como se o povo não merecesse o respeito devido e a não definição de quem merece ser ouvido, de quem merece ser calado, de quem merece ser respeitado. São coisas que vêm sendo discutido há décadas mostrando a sociedade o seu espaço, encurtado, e à difícil tarefa de se lidar com os gritos do povo brasileiro. É uma realidade tão real que traumatiza, é tão indigno o “modus vivendi” do povo brasileiro. A nossa justiça maior está se direcionando para aquilo que não quer reconhecer entre o errado e o verdadeiro e ainda transferir a carga processual para outro órgão da justiça para amenizar o ato corrupto praticado. Conclui-se então que são loucos aqueles que se arrastam pelo chão da honestidade, com olhar vago, corpo carcomido pelas intempéries e sons irreconhecíveis de uma voz rouca que tenta gritar por liberdade.

Destacamos no título deste artigo a ética e a moral que estão sendo distorcidas e destruídas em uma sociedade corrupta, neoliberal e capitalista. No Brasil, o que é lúgubre, efêmero, inescrupuloso e imoral está substituindo os valores morais por valores de má fama. Que País é este onde o que o ter vale mais do que o ser? Que administração é esta onde a perversidade e a mau caráter se propaga mais rápido que a velocidade da luz? Que País é esse onde se vêem corruptos e corruptores por todos os cantos?

Sobre o holocausto ético e moral que vem ocorrendo no Brasil sou obrigado a concordar com o texto de Agatha Faria: “Se um dia tiveres de optar pela ética e a moral escolha a ética. Pois a moral, ao contrário da ética nada mais é do que um conjunto de regras que faz de você um submisso da sociedade, a ética por sua vez, faz de você uma pessoa audaz, que age e fala de acordo com seu interior, suas ideias, com aquilo que parece ser realmente certo e não com o que os demais dizem ser o correto”




0 comentários:

Postar um comentário

 
Vanderlan Domingos © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions