Projeto "Escola Amiga do Autor Goiano": Espero Que Não Fique Só No Papel.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

No dia 21 de março de 2012, em sessão solene das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, presidida pelo vereador Paulinho Graus foi discutido e aprovado a instituição do Diploma Honorífico “Escola Amiga do Autor Goiano”, projeto apresentado pelo vereador Rusembergue Barbosa, destinado a homenagear, anualmente, os estabelecimentos das redes públicas e privadas do ensino fundamental, médio e superior, sediados no município de Goiânia, que mais se destacarem nos projetos pedagógicos, como a valorização, a inserção, a aquisição de obras para bibliotecas, mostras, incentivo aos estudantes e a  promoção das obras literárias de autores goianos.

Projeto com o mesmo sentido já tinha sido elaborado pela Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, que em 17 de dezembro de 2009, numa solenidade promovida pela Editora Kelps e LEART, onde homenagearam as escolas estaduais, municipais e particulares que também adotaram e trabalharam com obras literárias de escritores goianos.

Esperançoso de que não fique somente no papel mais este projeto, quero neste pequeno artigo registrar o meu entusiasmo e até falar um pouco do significado das palavras “amiga e amigo” que intitularam o Diploma, e destarte, vamos receber esta manifestação através da participação de diretoras e diretores de escolas, e assim, estas palavras chegarão e chegam até a mim de uma forma que tentarei desvendá-las usando o meu coração rejubilado de euforia, esperança e inflamado pela sublime e pura inspiração em escrever para uma pessoa compenetrada, um aprendiz de poeta, sentado numa carteira escolar e que, com certeza, poderá ajudar a decifrar os mistérios que pairam na mente do escritor goiano. A literatura para mim é como o ar que respiro e é através de meus livros de romance, das minhas crônicas, prosas e versos publicados em jornais, que me sinto mais perto do leitor amigo. E doravante, com a instituição desse diploma honorífico, onde as obras literárias serão valorizadas através de projetos pedagógicos, entendo que se formará um grande laço e através desse laço formaremos um imenso jardim repleto de prosas e versos que fortalecerão as amizades que surgirão e com isso o crescimento literário


A grande arte de fazer amigos é uma maravilhosa aventura onde aprendemos a descobrir corações. Toda amizade dá sentindo novo à vida. Quem não conhece uma das palavras do Pequeno Príncipe quando ele diz: “Se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol”. Muitas vezes julgamos mal um amigo ou colega. Sabemos que não devemos agir assim, pois na amizade não deve haver dúvidas, se houver dúvidas então não é amizade...  Ser amigo da escola e também fazer com ela se torna nossa amiga e é isso o que importa mesmo que haja divergências de idéias. Quando escrevemos, aprendemos a ler nos gestos, no rosto, nas palavras, nas ações de cada um ou uma, aquilo que o coração não consegue       expressar. Amizade é isso. É isso que o escritor quer. É ouvir e sentir com o coração cada aluno, cada aluna ou professor, para entendê-los melhor; não exigir de uma obra escrita uma confiança e aprovação imediata de seu conteúdo quando quem a escreveu não tem. Quando cometer um deslize literário - não caia no pecado da alta piedade, o oitavo dos sete pecados capitais. Lembre-se que você pode tornar-se uma pessoa especial para um aluno, mesmo com um texto simples e é isso o objetivo do projeto e o que ele espera de você. Seus escritos serão uma fonte pura, cristalina e inesgotável, que darão vida nova aos pequenos leitores e ao estabelecimento de ensino homenageado.

O sol que nos dá vida continuará a brilhar para todos...  A lua jamais será deixada para trás pelo romântico escritor e ele a fará brilhar dia e noite... Doravante o escritor goiano não precisará mais ter medo, pois o oceano escolar o receberá com o respeito que merece e regará suas obras usando suas imensas ondas mesmo em águas distantes e profundas. Bom, o que importa é que o destino precisou visitar a Casa Legislativa para unir a escola e a literatura goiana no intuito de valorizar suas obras, não obstante entender que tudo dependerá de uma participação mais ativa do vereador Rusembergue Barbosa subscritor do Projeto, da Academia Goiana de Letras e das entidades representativas das escolas que não se fizeram representar ou não foram convidadas para aquela sessão solene. Se não acontecer a participação efetiva de todos os interessados e não haver seriedade, acredito que tudo irá para o esquecimento, como já ocorreu com outros projetos similares. Todavia, em relação a essa honraria e seu processo de escolha, rogo para que jamais caia no descrédito, como não cairão os meteoritos em nossas páginas, nem o céu deixará de ter o brilho do sol ou a lua de luzir-se na escuridão As coisas erradas hão de não acontecer, porque o amor e a amizade que nascerão em virtude deste projeto serão maiores e dominarão o coração e o espaço literário que ora se propõe. A intenção do projeto e do Diploma Honorífico “Escola Amiga do Autor Goiano” veio no momento certo e é de salutar importância ao crescimento e divulgação da literatura goiana.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Vanderlan Domingos © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions