O andarilho e os obstáculos da vida...

domingo, 30 de outubro de 2016

Andava devagar, não tinha pressa e nem onde pretendia chegar. À minha frente uma luz brilhava intensamente e como por encanto, se aproximou de mim numa velocidade incrível e nem dei conta de contabilizar quantos segundos, apenas a vi se chocar contra o vento, que mesmo frio, me fazia gostar de viver caminhando sem rumo naquela estrada que delineei, mapeei e nem me importei de colocar nela um final. O vento frio passava e acariciava o meu rosto, abri os braços e senti-me flutuar, mesmo sem o auxilio do vento.

A cada passo meu coração batia descompassado, e á medida que a luz se aproximava tudo se alegrava ao meu redor, e o clarão serviu para me alertar que tinha pedras pontiagudas no chão. A estrada, de tão fria e úmida parecia realmente não ter fim. Uma estrada de terra de chão batido, ladeada de imensos arvoredos, capins, e entre eles se viam pequeninas flores brotarem. De longe tinha a certeza de que o caminho que seguia talvez não fosse tão importante assim, pois o destino pertence a Deus - porém o mais importante era a viagem despretensiosa que fazia. Ah Sim! Não há prazer maior de que estar sempre de malas prontas, mas naquela caminhada estava sem elas, levava apenas uma mochila nas costas, como a um andarilho que põe o pé na estrada e se deixa levar por ela, seja retilínea, seja curva, seja longa, mas seguia para o seu bel prazer, sem se importar se ela tinha ou não um final.

Os meus olhos brilhavam ao ver os primeiros raios de sol iluminar a terra e a lua desaparecer soberba no horizonte poente levando a noite consigo. Eu estava tranquilo, sereno. O sol extremamente quente fazia desaparecer a névoa fria e úmida à minha frente e ainda levava o brilho cintilante como estivesse transpassando um tênue véu branco, e mais do que o suficiente para amenizar o frio que me abraçou durante a noite. Mas uma vez sentia o vento passar veloz e assobiar em meus ouvidos e emaranhar os meus cabelos como se tudo ao meu redor já fizesse parte da sofreguidão de um andarilho. Seguia sem rumo certo, cruzava com outros andarilhos, ora em estradas de chão, ora asfaltada, e sem pestanejar acenava pra eles e prosseguia, mas sempre com o olhar atento naquela estrada sem fim.

Têm momentos que alguns caminhos não nos levam a lugar nenhum; têm momentos durante a caminhada que não devemos esperar nada no seu final, mas não devemos parar de seguir e nem deixar de lutar. Levantar quantas vezes puder mesmo se o caminho estiver cheio de pedras e espinhos. Pesadelos têm e podem trazer medos que assombram a nossa vida, nosso caminho, mas desistir jamais. Estar escrevendo neste momento me fez lembrar a palavra apatia, então, o jeito foi parar e pensar se estava apático mesmo. Daí pairou um silêncio no meu olhar que me fez desinteressar em procurar o rumo que devia seguir. Entendi, porém, que não podia mais parar principalmente naquele instante quando eu me encontrei ou encontrei a mim mesmo. O impossível numa estrada deserta de encontrar alguma coisa que alimente nossa mente, alma e espírito é só uma questão de tempo, mas quanto a mim, foi importante relembrar dos momentos que andei, às vezes com pés descalços, assim como, dos locais e situações em que me encontrava e me obrigavam a parar. Chão batido e poeirento, asfalto quente, terrenos férteis e inférteis, ilusões, enganos e desenganos, viajem solitária sem se sentir na solidão, era a sina de um andarilho principiante. Cair e levantar durante a caminhada entre pedras pontiagudas e trilhas estreitas cheias de espinhos trazia medos que sempre assombravam, podia ser difícil, mas não tão impossível, pois ao caminhar por quaisquer estradas somos desafiados a vencer obstáculos e superar todos os tipos de atropelos que a vida nos impõe dia a dia. Mas para sermos vencedores, temos que ser otimistas e coragem suficiente para transpor obstáculos que encontremos pela frente para, ao final, transformar nossos sonhos em realidade.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Vanderlan Domingos © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions