Reflexão para 2018

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

O ano novo se aproxima. É hora de revermos nossas falhas, os caminhos tortuosos que trilhamos, e até aquela palavra mal empregada que pode ter ferido uma pessoa amiga, estragando um relacionamento que já duravam anos. Então, em 2.018, não nos preocupemos renovar o guarda-roupas ou comprar um veículo novo, mas sim, em renovar o nosso espírito e ampliar a nossa fé em Cristo; darmos uma faxina em nossas vidas, revermos tudo que aconteceu de ruim e anotarmos na agenda de nossa existência, as palavras amor, paz, fraternidade, solidariedade e justiça para que tudo possa acontecer ser diferente. 

É comum fazermos uma lista de tudo que planejamos para alcançar no ano vindouro, no entanto, é salutar que não deixemos de sonhar com coisas possíveis e até impossíveis, coisas que às vezes, não realizamos durante no ano que se finda. Finda-se o ano velho e logo começa o ano novo. Vem o mês de janeiro, depois fevereiro… e todos os feriados são catalogados no calendário, assim como, os compromissos de trabalho, a rotina dos dias que seguem sem que ninguém os possam impedir. E a lista do que planejamos e foi feita com tanto esmero que vai se amarelada no fundo da gaveta.

Será que se esqueceram da faxina? Quantas pessoas devem se esquecer daquilo que planejaram? Quantas vão tentar cumprir à risca aqueles sonhos guardados no fundo de uma gaveta? Quantas pessoas esperarão que venha mais um dezembro para repensar e refazer tudo de novo para o ano seguinte? Geralmente, todo final de ano, as pessoas costumam passar as promessas que não conseguiram cumprir para o ano seguinte, lamentando-se por não ter alcançado sua meta. Então, caro leitor, que tal fazermos diferente? Pelos menos obedecer a um pouco a orientação exposta nesta crônica. Neste ano, por exemplo, ao nos comunicarmos através de internet, sites e outros meios de comunicação aprenderam muitas coisas. Quantas mensagens bonitas, evangelizadoras, especialmente aquelas que nos fizeram chegar mais perto de Deus, como também os vídeos e outras postagens interessantes, que nos fizeram enxergar que a verdadeira paz não pode ser conquistada através da força ou arrogância. Mas, o ano de 2017 teve sua importância, pois deixará em nossa memória coisas altamente importante como a prisão de importantes políticos corruptos, a morte do grande conciliador e de ruim, a natureza em fúria por falta de preservação, pancadarias nos estádios, explosões em caixas eletrônicos, criminalidade aos montes, mortes em acidentes por uso de bebidas alcoólicas e drogas...

Durante muitos anos venho escrevendo artigos e crônicas com o objetivo de levar mensagens de otimismo, perseverança e fé. Coisas simples que bastam apenas uma atitude. Atitude que não devemos deixar para amanhã, e nesse caso, o amanhã não se fez hoje. Eu ainda não aprendi tocar instrumentos musicais, nem nadar, mas, felizmente, através da escrita, posso usar as asas de minha imaginação e aí, viajo para onde quero, vou até o infinito, mesmo sabendo não ter fim.  E no mundo da imaginação, nado, mergulho e chego às profundezas, dedilho instrumentos que sempre sonhei tocar, canto nos palcos da vida e sonho... Perdoem-me se avancei demais em algumas frases ou palavras, talvez, elas podem parecer sem nexo, mas, para este texto não, pois as usei para torná-lo mais leve e interessante.

É possível que nestes últimos anos tenham aprendido com as pessoas mais velhas que se houver prazer em viver, que se não fizerem bem, que se fizerem o bem e não olharem a quem, então, vale à pena ter vivido. Pensando bem, esta é a mais pura verdade. Temos que tentar acompanhar a velocidade do vento, pois o tempo escorre pelos campos, cidades, ruas a avenidas passam tão rápido que ninguém consegue detê-lo. Ele nos ensina que devemos aproveitar o hoje e que ele deve ser mesmo o melhor de todos os dias, totalmente pleno, intenso. Porque do amanhã pouco ou nada sabemos. Só Deus sabe! Podemos até programar este dia, mas, talvez, seja mais um compromisso que jamais poderemos cumprir.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Vanderlan Domingos © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions