Goianos na mão e contramão da história.

quarta-feira, 14 de março de 2018


Para escrever um artigo ou crônica com perfeição, compreensível, eu mantenho ao meu lado um dicionário para consultá-lo quando ocorrer alguma dúvida e, quiçá, para não ser mal interpretado, principalmente quando escrevo sobre a política brasileira. Mas, hoje, encafifado com tantos acontecimentos obscuros em nosso Brasil, pergunto: Até onde poderei levar esta encruzilhada em que a gente se encontra? Será que as pessoas estão dispostas a entender e encontrarem com o seu “eu” político, fazendo o percurso que a mente exigir? Por que será que a maioria das redes televisivas se esquiva de falar a verdade sobre a atual situação do País? Será que a propaganda paga pelo Governo é que faz a imprensa escrita e televisiva se calar ou distorcer fatos e manobrar índices de pesquisas? Será que a verdade sobre as despesas com a construção dos estádios serão ainda mostradas à população? Será que vão abrir a caixa preta e fazer sindicância junto BNDS como fizeram com a Petrobrás?

Depois destas perguntas e antes de receber de você resposta sobre elas, respondo: Estou convicto que não, e é por estas e outras razões e atitudes que muitas vezes escrevo usando as entrelinhas do silêncio, procurando não me calar, fazer uma boa escrita, pensada, elucidativa, para alcançar um fim comum, um convencimento, desiderato, e de certa forma, brincar sério com as palavras e mostrar o que está acontecendo e vem prejudicando o nosso País.

Pois bem, vou evitar colocar reticências para não soar como pausa e ou mesmo forçá-los a pensar, Ousei fazer uma pesquisa sobre alguns goianos que corromperam, manipulou, estiveram e ainda estão no Poder. Em relação à palavra corromper, infelizmente, eu tenho que falar de uma família de goianos, os irmãos Batista, de Anápolis, mandatários do grupo J&F, da JBS e Friboi, milionários que entraram na contramão da história corrompendo muitos políticos sem olhar sigla partidária, olharam apenas interesses próprios. Neste momento que escrevo me sinto deveras decepcionado com tudo e entendo não me convir falar mais sobre esses goianos que prejudicaram e muito a economia brasileira. Não quero comentar porque sobre os atos deles, pois o povo já está cansado de ouvir, de ver e ler. Mas hoje a palavra ânimo se aproximou de mim e explico: Recentemente, vemos mais um goiano ocupar o status de Ministro, o deputado federal licenciado Alexandre Baldy que nasceu em Goiânia e que, se administrar com probidade e sem usar a malfada corrupção, poderá deixar seu nome gravado nos anais história como um dos goianos que tiveram criatividade e a responsabilidade de comandar uma pasta, a do Ministério das Cidades, tão importante para o desenvolvimento do Brasil.

Em razão sua nomeação veio à minha cabeça o desejo de nominar, além dele, outros goianos que ocuparam e ocupam o Poder. O Estado de Goiás com a nomeação de Baldy passou agora, pela primeira vez ter o comando de dois ministérios ao mesmo tempo, uma vez que Henrique Meirelles, que nasceu em Anápolis em 31/08/1945, já ocupava o Ministério da Fazenda, sendo ex-presidente presidente do Bank of Boston antes de assumir o Banco Central na Administração anterior. Teve formação e pós-graduação em Harvard Business School e Escola Politécnica da Universidade de São Paulo · Universidade de São Paulo. Vê-se que estão em cargos extremamente importantes de decisivos para ajudar na melhoria da economia. Também como não me alegrar e ficar esperançoso com a indicação da dinâmica e competente Raquel Dodge, que nasceu em Morrinhos, minha conterrânea nomeada para comandar a Procuradoria Geral da República. Ela é filha de Ivone Elias Cândido Ferreira e de José Rodrigues Ferreira, então advogado, pais de mais três filhos, outra mulher e dois homens. A família morava em frente ao Colégio Coronel Pedro Nunes, onde Raquel e seus irmãos iniciaram seus estudos, acompanhados pela tia materna, a professora Ivonete Elias Cândido. Por fim, não poderia deixar também de citar o nome da Dra. Delaíde Alves Miranda, Ministra do Tribunal Superior do Trabalho, que tive a honra de ser seu colega na Faculdade de Direito.

Para finalizar, não poderia deixar de lado também outros goianos ilustres que serviram ao País. Pela ordem, eles exerceram cargos em ministérios de suma importância, como: José Leopoldo de Bulhões Jardim, que nasceu em Goiás e que foi o primeiro goiano nomeado Ministro; Olavo Noleto (Ministério da Comunicação); Iris Rezende (Ministério da Agricultura); Ovídio de Angelis (Ministro do Desenvolvimento Urbano); Lázaro Barbosa (Ministro da Agricultura) Henrique Santillo (Ministro da Saúde); Flávio Peixoto (Ministro de Meio Ambiente); Iran Saraiva ( Tribunal de Contas da União); Alfredo Nasser (Ministro da Justiça); Laurita Vaz (Ministra do Superior Tribunal de Justiça).

Para os cronistas, articulistas e comentaristas políticos que gostam de uma fala ou texto compreensível e não andarem na contramão da história, o único espaço aonde o sucesso vem antes de começar a trabalhar é o dicionário. Hão de se convir que um governo mal administrado, que anda na contramão, tenha um local inapropriado, de mão única, onde possui um cofre para proteger nosso dinheiro num ano de crise, e depois, ainda na contramão, pega-o de volta quando começa a sair da crise.




0 comentários:

Postar um comentário

 
Vanderlan Domingos © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions