O catador de lixo

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Numa manhã de segunda-feira ao caminhar no bosque do Lago das Rosas observei por alguns minutos um catador de lixo que manuseava com maestria um espeto de ferro pontiagudo e com o semblante irado ia perfurando os lixos, um a um, deixados sobre a grama. Dentre eles, copos, garrafas, sacos plásticos, fraldas, preservativos, tocos de cigarro e outros materiais descartáveis que os visitantes do ZOO e usuários do parque jogavam naquele local aprazível. As caixas coletoras de lixo fixadas em toda a área eram desprezadas pelos “sujismundos” que naquela manhã provocaram a minha indignação e a ira daquele catador de lixo. Não obstante se encontrar carrancudo em face das mazelas humanas me aproximei daquele humilde servidor municipal, falei do meu respeito aos catadores, do importante trabalho que desenvolvem prol do meio ambiente e depois, perguntei-lhe:

- Quantas horas você leva para retirar todo este entulho esparramado no parque?

Olhando-me de soslaio, disse: - Doutor, todas as segundas-feiras são assim: É lixo para todos os lados! Os visitantes do parque deviam ter educação e não jogar lixo nas gramas e calçadas, até porque existem muitos coletores de lixos junto às trilhas construídas no parque.

Fiquei pensativo por instantes e depois complementei:

-Você está com toda razão. A pessoa humana precisa se educar em relação à preservação da natureza e do meio ambiente em que vive. Não só jogar o lixo no lixo, mas também saber cuidar e preservar que é salutar a sobrevivência do nosso planeta. Prometo que vou escrever para o jornal, falar sobre o assunto e fazer um trabalho educativo no parque.

Hoje volto ao assunto lixo, mas desta vez não vou reclamar dos catadores que passavam pela minha rua e rompiam os sacos que a gente coloca nos containers para serem recolhidos. Ao contrário, vou falar da pessoa humana que não dá a mínima para a conservação e preservação do meio ambiente; vou falar aqueles que frequentam o parque; vou falar dos moradores e comerciantes que jogam entulhos na rua sem a devida proteção, assim como, dos trabalhadores que prestam serviços para o poder público que recolhem o lixo, uns devidamente protegidos em sacos outros não, pois não sei se em todo lugar é assim, mas aqui em Goiânia a coisa anda meio braba.

O caminhão do lixo passa aqui na minha rua à noite. Aliás, de madrugada, pois é lá pelas duas horas ou mais, sei lá! Não tenho relógio na cabeceira de minha cama. Acontece que o caminhão para quase em frente ao prédio onde moro e os trabalhadores, motoristas e os homens que recolhem os sacos de lixo, fazem um barulho danado, um pouco demais para o horário: o caminhão fica, às vezes, mais de dez minutos na quadra girando. e por um bom tempo o motor fica ligado, acelerado. Penso que estão compactando o lixo, mas acho isso muito demorado. Também falam muito alto, enquanto vão jogando o lixo no caminhão. Eles estão trabalhando e respeito isso, mas as pessoas em volta deles trabalharam o dia inteiro e estão dormindo para logo em seguida acordarem e irem para o trabalho de novo.

Além disso, já vi mais de uma vez o lixeiro pegar o saco do container e derramar o conteúdo, detritos que já cheiram mal e ficam lá para a zeladora do prédio recolher no dia seguinte. E olhe que o síndico estabeleceu horários para colocar os sacos de lixo, o mais tarde possível, para que ninguém, nem pessoas nem animais possam romper os sacos.

É possível romper o saco, mas todas as vezes que recolhem às pressas, vai soltando detritos pelas ruas e isso, ao invés de esvaziar a nossa indignação nos deixa é de “saco” cheio! Numa segunda-feira ao chegar de madrugada por surpresa minha, lá estavam os recolhedores de lixo. Fiquei observando até que o motorista fizesse a manobra. O lixeiro pegou o saco com certa violência e ele rompeu, derramando lixo pela calçada, depois, ele apanhou um saco pequeno fechado e o resto ficou.


É importante salientar que eles não estão fazendo esse serviço de graça para a população, nós pagamos bem caro pelo recolhimento do lixo. Então o serviço deveria ser prestado com mais profissionalismo, com mais cuidado, com mais boa vontade como faz aquele catador de lixo do bosque. Ah, diria alguém, mas eles estão trabalhando de madrugada, quando poderiam estar dormindo. Mas como recolher lixo durante o dia com esse trânsito infernal. Seria uma catástrofe! Ademais, eu também trabalhei muito tempo de madrugada, mas fazia o meu serviço bem feito. Porque todo trabalho precisa ser feito, bem feito e todo ser humano tem que colaborar com a limpeza da cidade não jogando lixo nas ruas e calçadas, e em fazendo assim, está respeitando e ajudando na preservação da natureza.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Vanderlan Domingos © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions