Em 2015, dê um passo a mais e nada de coisa absoleta.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015


Quando me preparava para escrever esta crônica ao Diário da Manhã, primeiramente tive que elogiar a tecnologia que facilita contatos com pessoas amigas e com esse operoso jornal. De fato, ela é ágil, transforma a nossa vida, mostra-nos novos horizontes; é como a se gente pudesse esticar os braços e passar para o outro lado da telinha textos, fotos e opiniões sem maior esforço. Na realidade não conseguimos viver sem ela e quando a usamos nem vemos o tempo passar, a nossa vida até se torna melhor, saímos da monotonia e ela nos coloca em contato com o mundo em segundos. Quando cutucamos alguém ou enviamos recados, mensagens ou compartilhamentos, logo, num piscar de olhos, têm a resposta. Para não melindrar ninguém, contrariar, decepcionar ou magoar, tento buscar nos meandros de cada palavra, de cada citação, frases ou fotos postadas por pessoas amigas, uma forma de ver e entender a realidade vivida por cada uma, e algumas vezes, ao analisá-las, eu acabo reportando-as da maneira mais cordial possível, com frases de efeito, de acordo com cada sentimento e manifestação. Na curtição de fotos, compartilhamentos das mensagens pessoais ou frases de grandes pensadores postadas por elas, eu procuro trazer do fundo da alma uma melhor resposta, um dom que Deus me deu para escrever e inteligência para saber exprimir sentimentos que vai além da imaginação, e, imbuído de expressar uma resposta bem condizente, procuro sempre usar o mundo do saber, no qual, faço questão de entrelaçar a força do amanhecer como forma de incutir a paz e a amizade que muitos,  de algum modo, procuram encontrar ou buscar nas entrelinhas das páginas, seja no BLOG ou FACEBOOK, novos sonhos, outras realidades. Às vezes penso em desistir de escrever e deixar de postar minhas crônicas, razões várias me assiste porque essa tecnologia moderna assusta e desperta na gente sentidos mais primitivos como o ódio, a revolta, a repulsa, mas, felizmente, também muita satisfação, risos e é isto que me impulsiona a continuar.

O meu computador é sem fio, mas não é aboleto, mas algumas vezes resolve sair do ar. Essas falhas, dizem que é o excesso de pessoas que estão se contatando ao mesmo tempo. Sendo aboleto ou não, ao vírus não interessa. Se for contaminado não temos alternativa senão em mandar consertar e não adianta insistir em manuseá-lo, pois, simplesmente, tudo que digitamos e tentamos postar são rejeitados, bloqueados, travados. Como de costume, toda sexta-feira começo a preparar meus textos e não sei como, talvez ao tentar adicionar um vídeo desconhecido, travou. Começaram a aparecer alternativas e inocentemente, fui clicando sobre tudo que aparecia no monitor na tentativa de recuperar o programa, até o antivírus endoidou. Não teve jeito. Tudo travado mesmo e a alternativa foi chamar o técnico em computação para “fazer a limpeza” e foram encontrados mais de dez impostores. Moral da história: Se um CPU for infectado não clique sobre nenhuma ajuda oferecida para resolver a situação. Outros programas entram e em certos casos até copiam suas senhas, ou forçam a substituírem por outros e é aí que mora o perigo. Então, todo cuidado que tiver ainda é pouco! Bem, por aí podem notar minha relação de amor e ódio com essa tecnologia.

Hoje, limpinho, com um antivírus e programas mais consistentes instalados, pude parar um pouco, escrever e falar de sentimentos e amizades profícuas que estão do outro lado da telinha. Sei que a parafernália eletrônica está no mundo todo e vai formando círculos de pessoas que se comunicam entre si no afã de não se sentiram sozinhas. Por mais que sejam virtuais se sentem acolhidas do outro lado. Então pergunto: Por que a simples visão de receberem uma frase de carinho, uma ilustração alusiva ao momento do contato deixa todos felizes? Por que postagens de locais aprazíveis usufruídos por amigos, curtindo a vida junto com seus entes queridos trazem sentimentos de ternura tão intensos? Por que abraçar alguém especial, mesmo que virtualmente, traz uma sensação boa, de paz, esperança e segurança? Daqui do lado de cá do monitor posso sentir todas essas emoções e sensações, e me vanglorio por isso. Sei de muita gente que passa batida e não se liga nessa possibilidade.

Naquele dia, logo cedo, pude sentir os sentimentos maléficos da ira contra esta máquina, como se vivente fosse. Todo o meu corpo vibrava, e, descontrolado, até falava mal do computador em voz alta. Coitado, nem era o culpado! Para aumentar minha ira, o infeliz nem se manifestava. Ah! Se ele me respondesse!... Dedilhava com vontade no teclado e até tive vontade de atirá-lo pela janela, levando com ele um sorriso seco, literalmente. Mas no caso da manhã de sexta-feira passada quando escrevia esta crônica, como vocês puderam observar, contive-me. Como é publicada no DM só na quarta-feira da semana seguinte fiz questão de além de alertá-los sobre os cuidados que devemos tomar contra vírus que infestam os computadores, trazer aqui para este texto, sinteticamente, as minhas mais secretas e ancestrais emoções.

Por falar em sentimentos, hoje nas redes sociais nota-se como a política gerou e ainda continua gerando os mais antagônicos sentimentos pelos políticos eleitos e inclusive, em relação à presidência da república. Pessoas de quem gosto e prezo muitas têm certeza de que estão certas em idolatrar pessoas que eu, de certo modo, desprezo, não confio e não acredito. É tanta corrupção que parecem não enxergar o óbvio, ou se fazem de cegos porque são partidários ou votaram neles. Quem está com a razão? Em minha opinião, sou eu com certeza, porque não fui conivente com tudo que ocorreu e continua ocorrendo, fatos reais, provados, indiscutíveis, que envergonham o nosso País. Mas como sempre tive os pés no chão e jamais pensei magoar essas pessoas, antes de falar ou de escrever penso e muito, contabilizo os prós e contras e jamais deixo que sentimentos meus me levem a desprezá-los, mesmo sabendo que esses sentimentos são bem intencionados que depois de digitados e postados, me deixam sob tensa emoção, esperando uma recíproca verdadeira do outro lado da tela.

Acredito que a maioria das pessoas deseja o melhor para o país, salvo raras exceções que só olham para seus próprios umbigos e só pensam em benefícios pessoais. Quando o texto for publicado pode até ser tarde demais, desatualizado. Será que devemos culpar somente o famigerado vírus? Acho que não! Não porque nós é que o manuseamos, buscamos e postamos imagens, textos e mensagens desconhecidas, às vezes contaminadas. Para mim serviu de alerta. Não afã de evitar tudo novamente resta-me acompanhar a evolução tecnológica para poder enviar minhas mensagens de fé e esperança em dias melhores e poder continuar a incentivar as pessoas amigas a darem sempre um passo a mais e não desistirem de suas lutas cotidianas. Por fim, pretendo passar o resto de meus dias distribuindo o amor, paz, alegria e carinho, para compensar a descarga de adrenalina que me acometeu na semana finda.






0 comentários:

Postar um comentário

 
Vanderlan Domingos © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions