O ÚLTIMO SUSPIRO.

segunda-feira, 10 de junho de 2013


                                                                                                                                                            

Sou escritor, poeta, cronista, um artista solitário que vive perdido no mundo da imaginação e tento através dos meus artigos e crônicas satisfazer meus desejos mais desvairados, reativar minha memória, reviver emoções, devaneios e talvez, até sonhos não realizáveis. É através da escrita que manifesto meus descontentamentos com o mundo egoísta, com os projetos de vida impostos por um Estado opressor que não dá exemplo e destrói a nossa sociedade. A crônica me dá asas para voar no mundo da imaginação e ânimo para iniciar mais este texto e nele falar de uma pessoa qualquer ou especial, mas, certamente, antes que a luminosidade lunar passe pelo vão da janela, já tenho que ter digitado e lançado na telinha o amontoado de letras, para no final, juntando-as, alcançar os objetivos propostos, sem entrar em detalhes que possam ferir a sensibilidade do meu leitor. Hoje a minha intenção, é escrever sobre duas pessoas amigas que nos últimos dias fizeram parte do teatro da vida e tiveram que aceitar os desígnios de Deus; aceitar aquilo que o destino lhes preparou, para, talvez, até servir de exemplo e mostrar, no final da cena, que o amor prova a sua força mesmo no tempo da adversidade e reconforta como o sol depois de uma chuva torrencial. 

Através de uma janela quadriculada, no décimo terceiro andar, protegida por uma pequena persiana, esta me fez lembrar um quatro de um hospital, de uma luz tênue que iluminava as paredes brancas e de uma porta onde se via uma luz vermelha que indicava ser ali uma UTI. Com o pensamento alhures fiquei sem entender o porquê encontrar aquele amigo ali, quase desfalecido, com agulhas fincadas no pulso e braço jorrando nas veias o soro e medicamentos para manter sua vida. Por tratar-se de pessoa amiga resolvi escrever este texto e relatar o que aconteceu num final de tarde, onde o céu escondido por imensas nuvens negras, entrecortadas por raios de sol, testemunhou um acidente ocorrido a poucos metros da margem do caudaloso Rio Babilônia. 

Com o corpo inerte naquele leito de hospital, aquele jovem pescador, que era inquieto, acostumado com as tempestades e intempéries do tempo, naquele final de tarde seguia rio adentro amparados pelos últimos resquícios de sol que ainda clareava aquelas margens, e espertamente, acariciavam o rosto de sua amada. Ele manobrava feliz o seu barco, sem rumo certo, apenas com o prazer de sentir o vento beijar seu rosto e as águas calmas se debaterem na proa. Mas, por imprudência de alguém, agora estava ali naquele leito de hospital, enquanto lá fora, caía uma tempestade nunca vista. O seu rosto parecia esboçar um sorriso e diante da adversidade que o destino lhe pregara, não nos restou alternativa senão em ficar ali atentos, observando cada movimento seu e da parafernália de instrumentos e máquinas que monitoravam o seu sistema cardíaco e respiratório.
 
Sentimos que lembranças horríveis de um acidente de barco vinham à sua mente e através de seu semblante, brotar imagens que pareciam ir e voltar como uma avalanche, mostrando vívidos detalhes, manobras inconsequentes realizadas por barqueiros. O seu pequeno barco foi abalroado por uma lancha de grande porte, partindo-o ao meio ocasionando uma grande explosão. Talvez aquele esboço de sorriso perdido na escuridão recôndita de um cérebro anestesiado pela dor, poderia estar estimulando-o a sonhar com sua amada Yasmim que fora também internada em estado grave no pavimento inferior.

Em certo momento sentimos sua boca balbuciar alguma coisa, como estivesse se despedindo da gente. Sobre a escrivaninha, uma pequena lâmpada de abajur iluminava o rosto de Benjamim que se encontrava com o corpo apoiado sobre dois travesseiros. Sussurramos alguma coisa em seu ouvido e o seu rosto magro de transfigurava e um sorriso leve saíam de seus lábios finos e pálidos, como que agradecendo a nossa presença, mas, naquele instante parecia estar em outra dimensão. As suas mãos estiradas sobre o lençol branco, mal conseguia movê-las, mas, entrelaçamos nossas mãos nas dele afagando-as com carinho. Uma lágrima brotou de seus olhos cerrados e desceu em sua face sofrida e naquele momento sentimos seus dedos se afrouxarem e o coração parar de bater. Deu um último suspiro e expirou. Ficamos olhando um para o outro, mudos, atônitos, enquanto a enfermeira pagava o lençol e lhe cobria o rosto. Naquele instante entre um médico e comunica o falecimento de sua mulher Yasmim no pavimento inferior.

De repente, um arrepio tomou conta de meu corpo quando uma luz intensa clareou o quarto fazendo desaparecer a pequena escuridão que era sustida apenas por uma pequena lâmpada de abajur. Um clarão intermitente formou-se no quarto de forma inusitada e incrédulo, vi Benjamim e Yasmim aparecem em forma de luz e pelo vão da janela suas imagens saírem esvaindo-se diante daquele prenúncio de noite e recebidas por um grande barco adornado de estrelas reluzentes para depois, subirem ao céu e como a um raio, desaparecer no universo que nem sabemos ter fim.

Publicado no Diário da Manhã, edição do dia 12 de junho de 2013




0 comentários:

Postar um comentário

 
Vanderlan Domingos © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions