Retratos da Corrupção I

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Como participante do movimento goiano de combate a corrupção não poderia deixar de retratar esse mal que vem afligindo e denegrindo a imagem do Brasil em outros países.  Como o assunto é de grande relevância e este espaço não comportará tudo o que pretendo relatar, obrigou-me a dividi-lo em três tópicos para publicação às quartas-feiras neste jornal.  Lamentavelmente o que vemos nos dias atuais são escândalos e mais escândalos. Quando a gente menos espera aparece situações pitorescas envolvendo políticos renomados, tanto do alto como de baixos escalões do governo. Denúncias  estarrecedoras de repercussão nacional e mundial que deixam a sociedade brasileira estupefata, boquiaberta.

Na minha parca opinião entendo que esses administradores deveriam dar o exemplo de decência e respeito ao erário e a coisa pública e os políticos acomodados nas salas confortáveis e refrigeradas do Congresso Nacional, deveriam legislar a favor do bem comum ou pelo menos    tentarem desempenhar o seu papel de legislador, criando leis mais severas contra esses desmandos que vêm incomodando toda a nação brasileira. Por que não criam uma lei que possa enquadrar esses abusos (corrupções) como crimes hediondos? Se não criarem este antídoto de nada adiantará, pois ela está se generalizando, tornando-se incurável, contaminante, e os indivíduos, investidos na função pública, logicamente continuarão se apropriando de bens e desviando  verbas por meios ilegais sem o menor constrangimento e ainda tem o disparate de negar tudo nos noticiários de jornais e TV como se fossem anjos. Fazem da corrupção uma arte, seja por vontade própria, seja porque são corrompidos por outrem. E o pior, ainda existe aqueles que com a maior cara de pau dizem: “Não sei de nada, não escuto, nada vi, nada falo.”

Na sociedade não existe predisposição mais ou menos de praticar atos desonestos, há sim sistemas mais permissivos, mais corruptos investidos de leis que não alcançam seus objetivos. O que precisamos no momento é de um antídoto forte, de uma administração pública politicamente organizada, com leis severas e eficazes; de um poder de polícia que se imponha diante sociedade e instituições que a integram, particularmente no que se refere ao abuso do poder político e econômico; que se imponha diante do crime organizado e tantos outros males, que se combatidos, contribuiriam sobremaneira para reduzir a criminalidade, os padrões de desigualdade e da pobreza. Atuaria para erradicar o câncer da corrupção, ou pelo menos, mantê-lo sob austero   controle, aplicando severas punições. Assim, a política que é a vala comum da corrupção passaria a cumprir seus elevados fins, ou seja, governabilidade com sabedoria e ética.

Em meio a este triste cenário de corrupção, comum não apenas em nossa comunidade, mas em todo o País, o que nos deixa otimista, é saber que para a cura deste “mal”, já temos um bom antídoto: o voto, que sempre será o instrumento eficaz no combate a corrupção. Mas, não podemos dispor só disso. Devemos realizar um trabalho de parceria com o Ministério Publico  Federal e Estadual,  com as organizações não governamentais e entidades afins,  fiscalizando e denunciando quaisquer atos de improbidade administrativa e a malversação do dinheiro público. Assim fazendo, podemos ajudar na minimização desse mal que contamina toda a sociedade.  Hoje assistimos Ministro deixar o governo sob investigação e entra outro também passível de ser      investigado. Uma figurinha carimbada que elaborou o Código Florestal favorecendo aos ruralistas e ao assumir o Ministério dos Esportes, já se vê envolvido com doações recebidas de empresas  ligadas à CBF e de empreiteiras beneficiadas com a realização da Copa do Mundo. Tem Ministro denunciado que não sai nem à bala e ainda diz que ama a Presidente.

O cara de pau não resistiu à pressão, caiu! Outros fatos pitorescos são mulheres fiscais da receita federal e primeiras-damas desviando dinheiro público para comprar mansões, carros importados, vinhos, uísque, rações  para cachorro, compras em supermercado, lingerie e tantas outras mazelas. A corrupção generalizou-se.  Denigre-se a imagem das mulheres. Quanto à Goiânia só me resta alertar: não use a montanha-russa do Mutirama, pois quando você estiver lá em cima poderá respirar ar poluído infestado de vírus corruptos. É uma doença incurável!  E olha que essa sucata giratória foi       superestimada em milhões de reais! Um absurdo! E aí pergunto: quanto ao trem? Cuidado! Não entre nele, pois quando você passar pelo túnel poderá encontrar espectros humanos corruptos travestidos de sorrisos irônicos. Por fim, como comentei no preâmbulo, a matéria é imensa, por isso, neste primeiro retrato falado da corrupção só me resta pedir aos leitores e eleitores para que não sejam coniventes com aqueles que se perpetuam no poder, que já se oportunizaram e nada fizeram, a não ser usar o seu poder político para atender a seus próprios interesses.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Vanderlan Domingos © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions