Folia de Reis - O mundo mágico de Torquato.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014



Não havia melhor época para Torquato Neto do que a comemoração da Festa de Santo Reis na pacata cidade de Cabribó. Não havia mesmo! Era tudo bonito, um momento mágico em sua vida de menino nascido na roça. Violas, violões, sanfonas, triângulo, reco-reco, tambor e aquelas pessoas tocando e cantando com maestria e com uma alegria surpreendente. Uniformizados, usando vestimentas coloridas saíam de casa em casa ou de fazenda em fazenda saudando os moradores locais, que recebiam os foliões com um saboroso café, sucos, doces, salgados, guloseimas para todos os gostos.
Ele amava, curtia demais essa festa. Os homens tocadores e cantores entoavam várias músicas saudando o Divino Espírito Santo, alguns eram magrinhos, de vozes finas que tentavam passar por tenores. Era e é o espírito de uma Folia de Reis. Arrepiava-se diante da cantoria – e isso tinha tudo a ver com ele, pois era um jovem sonhador. É compreensível que haja pessoas que não gostem de folia, da mesma forma que espero que o compreendam quando diziam odiar o gênero musical funk. Mas, no fim de contas, ninguém percebia porque não gostava e nem gosta de funk, aquietava-se no seu canto e não criticava e nem resmungava. Não percebia patavina de quem não gostava de Folia, talvez porque ele passasse despercebido ou se fizesse de cego ou surdo, diante do mundo funqueiro.

Suponhamos, ou tentamos supor, que não gostar de Folia tem sempre a ver com o significado de família, coisas do Divino Espírito Santo, ou, as memórias de um tempo passado mais frio que o inverno – esse inverno da memória. Porém, sempre que pensava em Folia pensava em coisas boas, cantorias saudando a vinda dos Reis Magos à manjedoura, onde nasceu o menino Jesus sinto. Lembrava-se de quando criança. Há alguma coisa melhor do que isso? Do cheiro da canela, da broa, dos biscoitos fritos e pão de queijo, expostos sobre a mesa forrada por um pano estupidamente branco. Debaixo do pé de manga ou do jequitibá, plantados frente ao casão que amenizavam o calor, e, acima de tudo, do amor que pairava no ar que se misturavam com as cantigas e sons inebriantes do violão e da viola que a todos consolavam, ele sonhava. 

Hoje eu me lembro do Torquato, que se tornou meu personagem em várias crônicas e volto a pensar nas vozes estridentes daqueles foliões que cortavam as verdejantes campinas e azevinhas, das alegrias de cada um, dos sorrisos de surpresa de quem nunca tinham assistido aquelas cantorias, cujas cenas se perpetuam até hoje e muitas são postadas em cartões postais. Como ele, eu também gostava ficar na varanda e me sentar no piso feito de tábuas, ou deleitar-me à sombra de uma árvore e observar os retalhos de luz da lua que passavam por entre os galhos, confrontando com os piscas-piscas de cores rápidas e frenéticas dos vaga-lumes. Gostava de esvaziar a mente e ficar ali absorvendo tudo e por nada. É como querer ficar perdido, sem ficar, ou encontrar-se perdido sem interesse de ser procurado.

Um dia destes, agora como participante ativo de uma Folia de Reis – a de Malhador, oriunda da cidade de Pirinópolis, dirigida pelo doutor Juarez Antônio de Souza, lembrei-me novamente de Torquato e aí, procurei participar mais ativamente, me posicionar melhor e observar esse mundo mágico da Folia de Reis e até fui porta-bandeira bandeira no afã de seguir à frente dos foliões, com o mastro erguido na esperança de perceberem a quem ela se destinava. Fiéis vindos de todas as regiões beijavam-na, enquanto outros faziam o sinal da cruz, e ainda com a paciência de ver, na última cantoria, alguém sorrir e me achar criança. A felicidade talvez faça a gente realmente voltar a ser criança ou então voltar atrás no tempo, no tempo que eu e Torquato éramos crianças. Tem razão – deve ser por isso que a Folia de Reis ainda me é assim tão especial e que seja assim hoje, como foi ontem, e ela me faça realmente, este ano e no ano seguinte, voltar a ser criança.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Vanderlan Domingos © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions