Indignado e chocado igual a um pinto!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Terça e quarta-feira findas ao assistir a TV Senado, fiquei indignado com as manobras do Presidente da Casa Renan Calheiros para aprovação da PLN 36 que altera a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias. Em primeiro ato, negou pedido de trinta e seis parlamentares da oposição e de alguns da situação que pediram a abertura das galerias do plenário; em segundo ato, além da arrogância que lhe é peculiar, cinismo e falta de respeito aos eleitores brasileiros que presenciaram ele atender apenas um pedido, por sinal, de uma deputada petista que pediu a retirada dos manifestantes porque se sentia ofendida, e Renan, de forma ditatorial determinou aos seguranças que retirasse as pessoas da galeria que assistiam ao debate, o que foi feito com agressividade e covardia. Uma senhora de setenta e nove anos foi agredida brutalmente e de forma covarde. O presidente foi obrigado a encerrar a sessão, a qual teve continuidade no dia seguinte e sob suas ordens, fecharam-se todas as entradas e nenhuma pessoa pôde ter acesso ao Congresso Nacional – a casa do povo. Fiquei deveras indignado!

A lei em discussão que neste momento que escrevo ainda está inconclusa, mas se aprovada, concederá uma anistia à Presidente Dilma pelo não cumprimento da meta fiscal. Na realidade, os partidos da situação votaram pela aprovação de uma lei que nada mais é do que uma fraude à fiscalização para evitar que a presidente venha responder por crime de responsabilidade fiscal. O exemplo que a chefe do Executivo dá aos brasileiros é o pior possível, pois não haverá mais Lei de Responsabilidade Fiscal. Ninguém vai ter mais autoridade de cobrar de um prefeito ou de um governador que cumpra também os seus percentuais mínimos de investimento em saúde e educação. Por que a presidente pode descumprir e o Congresso Nacional dar a ela esta anistia, e os prefeitos respondem inclusive criminalmente se não cumprirem as suas metas? Disse Ronaldo Caiado em seu pronunciamento: “Se esta Lei for aprovada, os governadores e prefeitos, virão na esteira do mal feito”. “É a contabilização da propina”. “É a desoneração mais as obras do PAC transformando propina em investimento”. “Os deputados e senadores que votarem a favor desta Lei está conivente com a corrupção”. É verdade! Não falou mais que a verdade!

Caro leitor, estamos vivenciando um caos político, econômico e social. Partidos se vendem em troca de emendas parlamentar e cargos públicos para seus comandantes e apaziguados. Quando usamos da escrita ou da fala, não bastam somente críticas e reclamações porque elas podem se transformar em autopromoção, principalmente se insistirmos em ficar de braços cruzados. Importante é que saiamos em busca de informação, e se constatarmos que algum ato político nefasto interferiu em nossos direitos que acionemos a justiça na forma da lei. Seja individualmente ou em grupos, mas é fundamental que manifestemos concretamente a nossa insatisfação, e não nos resignar ante os obstáculos! Não adianta resmungar e calar! Um país jamais será democrático se não nos permitir agir conforme o procedimento legal que o rege, e um povo jamais será livre e soberano se não for capaz de obter civilizadamente a justiça. Já disse várias vezes e repito: A pior cegueira de um governo ou de uma parte da sociedade que não vê, ou finge não enxergar; surda, ou finge não ouvir; muda, mas que não admite ser; mentirosa, porque engana a si própria que se diz cega e que não deveria se dobrar ao poder aquisitivo lícito ou não de alguns. A sociedade brasileira deve ser igual para todos, independentemente de sexo, raça, classe social, religião ou região; não importam se são brasileiros nascidos no sul, centro, norte ou nordeste. O importante que é que não nos curvemos à tirania de pseudo-populistas e ditadores disfarçados que se autodenominam democráticos, e que se dizem conhecedor dessas dificuldades que não vivencia.

O importante também é que avaliemos o rumo das coisas sem perdermos o foco na imprescindibilidade de garantir a todos os mesmos direitos, já que deveres obrigatórios têm que cumprir. Que a corrupção de toda espécie que contamina o Brasil seja punida de maneira igualitária, sem direito a imunidades parlamentares ou o que quer que se assemelhe. Não podemos permitir mais vergonha e desonra a esta nação! Que a justiça seja feita baseada na coerência exigida para cada caso. Não importa se roubaram um milhão ou um tostão. Importa sim que se penalize da forma estabelecida sem privilégios calcados em propinas, delações premiadas e agrados financeiros. Estou indignado e chocado igual a um pintinho, mas sei que esta indignação vai exigir que eu continue lutando e não venha cruzar os braços. Vou valer do que me é de direito e continuar cumprindo aquilo que for dever. Serei justo, pois é isto que o Brasil espera de mim!


0 comentários:

Postar um comentário

 
Vanderlan Domingos © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions