Um escriba diante da magia das letras e da arte em Goiás

terça-feira, 5 de agosto de 2014



Antes de me embrenhar pelo mundo das letras tive dúvidas se algum dia chegaria a ser um escritor renomado por mais que me esforçasse, pois sabia e sei que escrever bem é uma arte, um dom que nasce com a pessoa, tem que ter inspiração, talento natural. Quando me sinto inquieto me dá uma vontade danada de escrever e essa vontade toma-me o coração e aí não resisto. Ainda me considero um simples escriba, mas a vontade de vencer os obstáculos impostos pela escrita me faz quebrar o estado de absoluto repouso da região recôndita de meu cérebro que armazena um amontoado de letras e essa insistência e gosto pela leitura, faz também aumentar a minha ansiedade e chego a propor a mim mesmo o meu aperfeiçoamento para um trabalho de melhor qualidade. Quando começo a escrever tento de forma grácil e homogênea, liberar os feixes de pensamentos que disciplinadamente saem do meu cérebro, auxiliado pelo velho dicionário que há tempos debruço-o ao meu lado. Chego a ser fantasioso e faço do meu recanto um ambiente místico porque tudo o que se escreve, ou deve ser escrito, além de fazer bem à alma, leva mensagens que podem despertar os leitores incautos ou não, os sentimentos aprisionados, ansiosos e os perdidos na escuridão do próprio ser, que ficam à espera de uma palavra de conforto, de uma orientação, cujo texto, seja no preâmbulo, no meio ou no final, poderá se transformar num guia para essas pessoas e que as conduzirão para os caminhos da verdade e do saber, e de certo forma, produzirão sementes que nascerão, crescerão e darão frutos, cujo resultado ficará na memória de quem escreveu e logicamente, transformará quem o ler. Escrevo para desembaraçar as idéias, ser mais um acionador do progresso e da cultura humana e quiçá, me aprimorar também, evoluir-me como escritor e de certo modo, romper a ansiedade e o isolamento que às vezes o tempo nos impõe. Mas claro é que, escrever como aos gigantes da literatura para mim é uma ilusão, pois comparando a eles me considero apenas um simples escriba. 

Escrever não é uma tarefa fácil eu sei e você sabe disso tanto quanto eu. A arte de bem escrever ou qualquer outra arte, exige genialidade, aspiração, inspiração, sobretudo, raciocínio lógico, paciência, pesquisa sobre o assunto, disciplina mental, domínio pleno de algumas regras essenciais da língua portuguesa e dedicação quanto ao assunto diário a que se propõe ou ao qual se relaciona. Escrever dá trabalho e muito. Mente quem diz o contrário, ou não é propriamente um escritor! Escrever bem não é apenas usar corretamente o português e não deixar ocorrer erros ortográficos, é bem mais que isso, é ser um artista que manuseia as palavras e as ideias com a mesma destreza que um pintor que manuseia pincéis, o jogo das cores e as suas infinitas combinações. Escrever bem é não ser prolixo, é saber transmitir de forma simples as idéias confusas em consistentes, entendíveis, uma coisa complicada em simples. É construir sem pena de destruir tudo outra vez. Escrever às vezes se torna uma obsessão, uma forma de arrebatamento, uma maneira que o escritor encontra para desencadear as emoções contidas, chegando a condensar todas numa frase só. 

E o escritor é pertinente às suas ideias, ideais e maluquices. Ilustra os textos com coisas reais e surreais, cria sabores, faz até exalar aromas que extrai do improvável e transmiti imagens ao associar as palavras e nesse afã, procura ser original, contorna algumas regras impostas, como se estas fossem corredores imaginários, mas, notadamente, sem as desrespeitar, mas nunca deixando de ir mais longe, mesmo sem usar as asas da imaginação, alcançar o infinito. E quando as usas descreve o mundo de uma forma sutil consegue transformar o ordinário em extraordinário e nesse ínterim, sem necessidade de se afirmar como intelectual gera empatia e faz com que todos vejam mundo de dentro para fora e depois de fora para dentro. Nesse mundo imaginário das letras quantos escritores enobreceram e enobrecem o Estado de Goiás com suas obras? Podemos citar alguns: Hugo de Carvalho Ramos, Bernardo Elis, Gilberto Mendonça Teles, Cora Coralina, Yeda Schmaltz, Bariani Ortêncio e tantos outros... E aos poetas goianos então! A eles faço questão de citar uma frase de Charles Chaplin: “A beleza existe em tudo - tanto no bem como no mal. Mas somente os artistas e poetas sabem encontrá-la”. E é assim também no mundo da arte cujos trabalhos transmitem outra realidade através de esculturas, quadros, telas e aquarelas, sempre com cores fortes e traços marcantes, que retratam o cotidiano, evidenciando a natureza, temas populares e religiosos, cujos magos são muitos e aqui destaco alguns deles: Siron Franco, Antônio Poteiro, Elifas Modesto; na pintura de quadros, telas e aquarelas: Marly Mendanha, Paulo Bavani, Solange Silva , Goiandira do Couto, Nazareno Confaloni, Leonice Gomes de Amorim, Erliete Monserrat de Vellasco, José Rogério de Carvalho (Kó), Di Magalhães , João Paulo Afinovicz ,  Jose Joaquim da Veiga Valle , Octo Marques , Brenda Lee, Esther Galvão, Rosy Cardoso, Cristiane Rezende, Lucimar de Jesus e tantos outros que fazem da pintura pura magia.

E assim caro leitor, é nessa lida diária de escriba que trago junto comigo esta paixão doentia pela escrita e pela arte de modo geral que me toma o dia e até noites, momentos que, imbuído do maior respeito, procuro divulgar e levar a quem lê e, nesse voo livre em viagem mental livre, desembaraçada e desprendida, coloco todo o meu apreço com as vivências e as apetências que os verdadeiros escritores de talento e gênio que, com suas mãos mágicas e sapientes palavras, estão me ajudando no meu aprimoramento, fazendo-me sonhar com o impossível e me ensinando a viajar pelo mundo da imaginação.

3 comentários:

  1. Nossa! Parabéns amigo perfeito bjus vc e mil..

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as suas tao bem colocadas palavras, querido primo e colega, Foi bom estar com você nesse instante de pura e verdadeira expressão da alma artística. Boa tarde.!

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto, grande aprendizado. Grande escritor! O seu lugar está entre as estrelas, viu! Obrigada pela partilha!

    ResponderExcluir

 
Vanderlan Domingos © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions