Movimento comunitário, é hora de arregaçar as mangas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011




O valor de um povo está nas causas que abraçam, nos projetos que constroem em prol de sua comunidade e nas histórias de sua luta insana, onde carrega o suor, as lágrimas e as alegrias que lhe proporciona quando seus líderes conseguem alcançar objetivos e benefícios em prol de seus bairros junto ao Poder Público. 

Na edição do dia 11 de junho o jornal Diário da Manhã estampou foto do governador Marconi Perillo com líderes comunitários, fato ocorrido frente ao Palácio das Esmeraldas, logo após o almoço oferecido por este em palácio. Conheço a maioria das pessoas que lá compareceram, pois fiz e faço parte desse glorioso movimento desde o tempo do saudoso governador Henrique Santillo onde todos eram prestigiados de uma forma respeitosa. Tenho profunda admiração por todos, porque durante este lapso de tempo os vi carregando debaixo do braço pastas elásticas surradas cheias de requerimentos enviados aos Órgãos Públicos pleiteando benefícios para suas regiões. 

Hoje, a corrida deles não é contra o tempo. É com o tempo. Sabem que o futuro é agora, o presente já é quase ontem e o passado é a história construída por cada uma deles. O governador além de se comprometer em ceder através de comodato um local para que as entidades FEGAM E CCAB possam instalar suas sedes, também prometeu ajudar na assistência jurídica, contábil e logística para que elas possam se organizar e  ajudar  no ordenamento jurídico e contábil das associações de moradores de Goiânia e de todo o Estado,  assim como de outras entidades que futuramente venham se filiar e participar desta grande arrancada democrática em prol de um movimento representativo que trabalha diretamente com o povo carente.

 
È o momento de todos usarem a sabedoria, pois quando se lutam com sabedoria, tem sempre o tempo a favor. Mesmo nas horas mais difíceis, em momentos de turbulências e vendavais, diante das mais terríveis tormentas e tiranias sociais, e agindo com coerência, respeito mútuo e sensatez, todos sairão fortalecidos, porque o saber está para o ser humano como está para o vinho. E que as suas lutas, seus ideais e projetos de vida sejam vitoriosos, rumo a um tempo de união e paz que hoje se frutifica e que cada semente possa  fortalecê-los, e sem picuinhas, venham fazer parte de uma sociedade mais cooperativa e solidária, como se vislumbra na proposta encaminhada e aceita pelo Governador.

O projeto, se não sofrer interferência de pessoas negativistas, aquelas que torcem para que nada dê certo; se for abraçado com respeito mútuo e carinho pela comunidade, sem ciúmes ou picuinhas, realmente irá inovar, vai dar uma nova concepção ao trabalho de parceria entre o poder público e privado, e logicamente, portas se abrirão também àqueles líderes que têm dificuldades para cobrar de órgãos governamentais, e caso a idéia alcance o objetivo esperado, as  associações  sabem que terão a FEGAM  e CCAB para intermediar junto ao Governo os pleitos de interesse de suas regiões, não obstante lembrar que, conforme foi noticiado, o próprio governador  irá a comunidade para ouvi-los. 

Construir uma nova visão de administração tendo como parceiros o movimento comunitário é um sonho de todos e a cidade é que vai lucrar com essa parceria, cuja propositura se tornou tão iminente e inevitável. O governo quer colaborar como já colabora o Diário da Manhã com a criação da página OPINIÃO LIVRE estritamente voltada em defesa dos bairros. É hora de arregaçar as mangas. É o momento oportuno para o reencontro de líderes do passado com os do presente e juntos, respeitarem os princípios estabelecidos nos estatutos da entidade; possam estimular e respeitar a autonomia das organizações filiadas e dos indivíduos que a compõem; possam defender a livre manifestação de idéias e de organização; possam respeitar o      pluralismo social e cultural de cada região e tornarem-se mais humanos e solidários, onde cada pessoa se torne verdadeiramente representante do povo e não massa de manobra a rastejar como cobra impedidos de usar o saber e acoplar no corpo as asas da imaginação.

VANDERLAN DOMINGOS DE SOUZA é advogado, escritor, ambientalista. É Presidente da Visão Ambiental e diretor da UBE - União Brasileira dos Escritores. Escreve todas as quartas-feiras. Email: vdelon@hotmail.com e vanderlan.48@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
Vanderlan Domingos © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions