Resquicios de luz no fim do túnel.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Depois de uma cansativa viagem deleite-me no sofá da sala com o pensamento alhures e o olhar fixo na TV.  Fiquei assistindo uma espécie de retrospectiva onde o apresentador ia mostrando vívido detalhes dos acontecimentos ocorridos no mundo. Perguntava a mim mesmo o porquê de tanta desumanidade, egoísmo, agressões, corrupções, improbidade administrativa, tráfico de drogas, crimes bárbaros e miséria moral diante de tantas conquistas intelectuais. O homem de boa índole parece que está deixando a luta que a muito vem travando ser vencida pelas diferenças que sempre conviveu, deixa de saber como lutar, deixa de se levar pela maré de insatisfação que assola o mundo.

A resposta que todos procuram para curar esse mal parece simples, mas não é. O homem alcançou o espaço, chegou à lua, construiu máquinas capazes de pesquisar planetas e alcançar estrelas distantes que compõem o universo; máquinas capazes de reduzir as distâncias e os caminhos entre os continentes e nações.

Descobriu a cura de tantas enfermidades, até então tidas como incuráveis, dizimando da face da terra doenças que tiravam vidas. Hoje, basta apertar uma simples tecla para conquistar o espaço celeste ou até explodir o seu próprio mundo com lançamentos de mísseis destruidores. Na busca desenfreada para alcançar melhores condições de vida, no campo material, o homem se esqueceu de voltar sua atenção para si mesmo, e no campo espiritual, profundas são as marcas que traz na alma, dilacerada pela solidão e abandono, não alcançando o principal objetivo: enxergar a si mesmo, minimizar a saudade, preencher a solidão, acalmar a ansiedade, evitar a dor, a doença que lhe corrói o corpo, a droga que mata e destrói famílias inteiras e muitas vezes, transforma o homem em lixo humano, mesmo assim, diante dessas adversidades muitos não conseguem libertar um pouco de seu tempo para estar junto com a sua família e conversar com Deus
 
Quando vejo através do noticiário televisivo o sofrimento de tantas pessoas fico pensando como é possível entender a inteligência humana que é um poderoso instrumento para fomentar o progresso da humanidade, mas, muitas vezes, insensível, enxerga apenas o seu próprio umbigo, nada realiza em prol dos mais carentes. Deus quer que as pessoas sábias usem a inteligência para o bem de todos e não para esmagar os mais fracos. Ninguém tem o direito de se envaidecer pela inteligência, pois a Terra representa um pequenino grão de areia diante do universo, e nós que a habitamos, se tentarmos fazer uma comparação em face da grandiosidade da obra de Deus, nem se usássemos uma poderosa lupa conseguiríamos ser vistos neste grão de areia, por outro lado, se contabilizarmos as adversidades que nos cerca, maldades, egoísmos, ambições, destruição da natureza e tantos outros malefícios praticados pelo homem, talvez, como última tentativa para a salvação do mundo, poderíamos enxergar, ainda assim, com essa mesma lupa, apenas resquícios de luz no fim do túnel.

VANDERLAN DOMINGOS DE SOUZA é advogado e escritor –  Membro da União Brasileira dos Escritores. E-mail: vdelon@hotmail.com  Autor dos Livros: Uma Pedra no Caminho; O Mistério do Morro do Além; e Espelho das Águas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Vanderlan Domingos © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions