Abalo Sísmico, A Revolta da Natureza

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Antes de fazer a leitura diária do Jornal Diário da Manhã tive a oportunidade de assistir a um vídeo enviado por um amigo que mostrava paisagens lindíssimas da cidade do Rio de Janeiro. Um espetáculo sem igual. As imagens mostradas se diversificavam a cada momento e penetravam em meus olhos como se eu estivesse assistindo uma peça teatral, cujos personagens eram compostos por montanhas, florestas, serras, praias, lagos, rios a desaguar no mar e entre eles, imponentes, o Cristo Redentor e grandes edifícios cortados por ruas e avenidas que se perdiam, muitas vezes, em túneis gigantescos. Desligado o vídeo comemorativo do aniversário do Rio de Janeiro, abri as páginas do jornal e estampado na primeira página, imagens que me deixou assustado mostrando cenas terríveis do terremoto e tsunamis ocorridos no Chile.
 
Sabemos que desde os primórdios se houve falar em abalos sísmicos que trazem muitas vítimas, dependendo da escala que foi inventada para medir a intensidade desses terremotos. Um terremoto ou sismo é uma vibração que se origina nas profundezas da terra ocasionando atritos entre as rochas e de onde saem ondas sísmicas. A parte do interior da Terra onde se localiza o epicentro é o ponto da superfície terrestre onde ele se manifesta. Nada acontece por acaso e é bom que se frise que sempre haverá causa para esses abalos. A terra está reagindo à destruição feita pelo homem através de testes com bombas atômicas, queimadas que além de modificar a composição química da atmosfera e o clima do planeta, destrói a flora, a fauna, empobrece o solo, reduz a penetração de água no subsolo; a terra está reagindo em face dos gases poluentes que saem dos veículos e chaminés das fábricas que formam o dióxido de carbono, um dos que provocam o efeito estufa e que continuará trazendo situações catastróficas para a humanidade, principalmente no que tange a inundações, secas, ondas de calor, frio, chuvas de granizo, tsunamis, vendavais e os abalos sísmicos que nos deixam estupefatos em razão da grande destruição e mortes causadas. A natureza está reagindo de forma brutal em resposta a tudo que o homem vem fazendo contra ela, e que, de certa forma, vem deixando-a em transe e com seqüelas irrecuperáveis.

Os desígnios de Deus ninguém jamais poderá impedi-los. O mundo vem sofrendo há bastante tempo, enquanto as autoridades discutem o que podem fazer sentimos que a qualquer momento catástrofes de grande magnitude como as do Haiti e Chile ou ainda mais fortes, podem vir a acorrer em outras partes do planeta. Não somos donos do mundo e o que o homem faz com a natureza é inadmissível e se continuar a desrespeitá-la, estará cavando a sua própria sepultura.

                                    
VANDERLAN DOMINGOS DE SOUZA.  É advogado e escritor – Membro da União Brasileira dos Escritores.   E-mail: vdelon@hotmail.com Autor dos Livros: Uma Pedra no Caminho; O Mistério do Morro do Além; e Espelho das Águas

0 comentários:

Postar um comentário

 
Vanderlan Domingos © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions